6 dicas para brilhar numa entrevista de emprego à distância

Luzes, câmara, ação! Vai ter uma entrevista de emprego através do Zoom, Microsoft Teams ou Skype? Siga as nossas dicas e brilhe, mesmo à distância.
Artigo atualizado a 17-06-2021

As entrevistas de emprego online estão a ganhar terreno, impulsionadas pela pandemia e pelo crescimento do teletrabalho. Estas têm características próprias e exigem alguma adaptação. Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego à distância e ter sucesso.

1. Prepare-se antecipadamente para a entrevista de emprego à distância

É um passo fundamental para causar boa impressão aos recrutadores, que se aplica tanto às entrevistas de emprego à distância, como às presenciais. Procure informações sobre a empresa na Internet e sobre o entrevistador no LinkedIn, por exemplo. Conheça bem o seu currículo e tenha preparada a resposta à pergunta mais comum: “O que é que pode trazer à empresa?”.

Conheça as 10 perguntas mais comuns numa entrevista de emprego e algumas sugestões de respostas.

2. Cuide da sua aparência

Numa entrevista de emprego à distância, a sua aparência também será avaliada. Tente perceber se a cultura da empresa é mais ou menos formal e escolha o vestuário de acordo com o “dress code”. Considere vestir uma camisa/blazer, tenha atenção ao cabelo, maquilhagem/barba e passe uma boa imagem de si.

Para ajudá-lo a causar boa impressão a quem está do outro lado, damos-lhe a conhecer os conselhos de uma especialista em imagem.

Dica: Vista-se, da cabeça aos pés, tal como se a entrevista fosse presencial. Desta forma evita embaraços desnecessários, caso tenha de se levantar por algum motivo inesperado.

3. Teste a tecnologia

Um dos pontos mais difíceis de controlar numa entrevista de emprego à distância é a tecnologia. Antes da hora marcada, faça uma videochamada com um amigo ou familiar através da plataforma digital que utilizará para a entrevista (por exemplo: Zoom, Microsoft Teams, Skype, Whatsapp ou Google Meets). Desta forma garante que está familiarizado com as funcionalidades da aplicação em causa e que a imagem, som e Internet estão no ponto certo.

4. Prepare o background e o enquadramento

Lembre-se que o recrutador terá acesso à intimidade da sua casa e, por isso, deve evitar mostrar cenários menos favoráveis. Encontre um local silencioso, com o mínimo de distrações possíveis, mas que também tenha uma boa ligação de Internet. Certifique-se que o background tem uma aparência arrumada e calma, feche a porta e, se for caso disso, avise os restantes habitantes da sua casa para evitar interrupções.

Para finalizar as preparações, garanta que o enquadramento da videochamada e iluminação o favorecem. Ou seja, coloque a câmara ao nível dos olhos e procure um local bem iluminado. Este vídeo do New York Times ajuda a obter uma luz adequada às entrevistas.

5. Dê respostas rápidas e diretas

Durante a conversa com o recrutador é importante manter as respostas diretas e concisas, pois numa conversa não presencial nem sempre é fácil perceber se o entrevistador está a seguir o raciocínio ou se já perdeu o interesse. Para ajudar a focar a conversa, pode ir perguntando ao entrevistador se quer mais detalhes sobre determinado assunto.

6. Faça um follow up

Depois da entrevista à distância, envie um email a agradecer ao recrutador e ao entrevistador, mencionando um aspeto da conversa mais inspirador. Cria, assim, uma maior ligação e empatia e é mais provável que se lembrem de si mais tarde.

Sabe o que são entrevistas gravadas?

Com o crescimento das entrevistas à distância, a modalidade pré-gravada tem sido cada vez mais usada. Neste caso, as questões são enviadas previamente e o candidato grava as respostas e faz posteriormente o upload do vídeo. Pode ser mais vantajoso porque permite uma maior preparação, mas exige qualidade técnica.

Ler mais

Mais sobre

Emprego , Procurar emprego

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais