AML: como funcionam e quanto custam os novos passes Navegante?

Se já utiliza ou pretende vir a utilizar os transportes púbicos para se deslocar na Área Metropolitana de Lisboa (AML), saiba o essencial sobre os novos passes Navegante com ajuda de um guia que preparámos para si.
Artigo atualizado a 19-03-2019

Os novos passes Navegante permitem uma poupança significativa para muitas famílias e simplificam o complexo sistema de títulos de transporte na AML, eliminando centenas de passes. Ao todo, passam a existir apenas 19 passes sociais: um passe Navegante Metropolitano e 18 passes Navegante Municipal, um para cada município. O Navegante Metropolitano tem duas variantes: Navegante +65 e Navegante 12. Há ainda uma versão familiar, quer para o Navegante Metropolitano, quer para o Navegante Municipal, que funciona como um agregador de todos os passes da família.

Para usufruir dos novos passes Navegante, basta adquirir o Cartão Lisboa VIVA. Quem já possui este cartão não tem de fazer nada. Os novos passes Navegante podem ser adquiridos a partir de dia 21 de março no Portal Viva ou a partir de dia 26 de março nos locais habituais e no multibanco, exceto as versões familiares, que só ficam disponíveis em julho.

Em abril, a partir de dia 8, pode ser adquirido um passe semanal, válido por sete dias, com um custo de 10 euros. Este título destina-se a pessoas com passe deslizante (de 30 dias) que termine durante o mês de abril.

Novos passes Navegante

Navegante Municipal

Onde se pode utilizar?

É válido para deslocações, em qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros, dentro do respetivo município (um dos 18 da AML).

Quanto custa?

Tem um custo mensal de 30 euros.

Qual é a validade?

O passe Navegante Municipal é mensal. Ou seja, é válido do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido – e não por 30 dias a partir da data de compra, como antes.

Existe uma versão familiar? Qual é o preço?

Sim, o Navegante Municipal Família. Destina-se a agregados familiares em que todos os elementos (incluindo ascendentes) se deslocam apenas dentro de um município da AML. No máximo, cada família paga dois passes Navegante Municipal, ou seja, 60 euros, independentemente do número de elementos do agregado familiar.

Existe uma variante gratuita para crianças até aos 12 anos?

Não. Mas está disponível para o passe Navegante Metropolitano.

Existe uma variante com preço reduzido para pessoas com mais de 65 anos?

Não. Mas está disponível para o passe Navegante Metropolitano.

Há descontos para estudantes e reformados?

Sim, mantêm-se os anteriores descontos, mas agora sobre o novo preço.

É necessário residir na AML?

Qualquer pessoa pode adquirir o Navegante Municipal. Já o Navegante Municipal Família só pode ser carregado por elementos do agregado familiar com residência comprovada no respetivo município da AML e que estejam registados nas Finanças ou na Segurança Social como membros do mesmo agregado familiar.

 

Navegante Metropolitano

Onde se pode utilizar?

É válido para deslocações, em qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros, nos 18 municípios da AML.

Quanto custa?

Tem um custo mensal de 40 euros.

Qual é a validade?

O passe Navegante Metropolitano é mensal. Ou seja, é válido do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido – e não por 30 dias a partir da data de compra, como antes.

Existe uma versão familiar? Qual é o preço?

Sim, o Navegante Metropolitano Família. Destina-se a agregados familiares em que todos os elementos se deslocam em mais de um município da AML. No máximo, cada família paga dois passes Navegante Metropolitano, ou seja, 80 euros, independentemente do número de elementos do agregado familiar.

Existe uma variante gratuita para crianças até aos 12 anos?

Sim, o Navegante Metropolitano 12. Com este passe, as crianças até aos 12 anos (inclusive) podem viajar gratuitamente, em qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros, nos 18 municípios da AML.

Existe uma variante com preço reduzido para pessoas com mais de 65 anos?

Sim, o Navegante Metropolitano +65. Este passe destina-se a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas, e permite viajar, em qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros, nos 18 municípios da AML. Tem um preço de 20 euros.

Há descontos para estudantes e reformados?

Sim, mantêm-se os anteriores descontos, mas agora sobre o novo preço.

É necessário residir na AML?

Qualquer pessoa pode adquirir o Navegante Metropolitano. Já o Navegante Metropolitano Família só pode ser carregado por elementos do agregado familiar com residência comprovada num dos municípios da AML e que estejam registados nas Finanças ou na Segurança Social como membros do mesmo agregado familiar.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Carro e transportes

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais