< Voltar à página de Pais e Professores

Crianças em casa? Conheça 5 plataformas de ensino virtuais gratuitas

Mesmo num cenário disruptivo, é importante manter as rotinas e incentivar as crianças a prosseguirem com os estudos. Aproveite estas semanas para criar hábitos de estudo com os mais novos.

A pandemia do Covid-19 trouxe uma nova realidade às famílias portuguesas. A maioria dos cidadãos nacionais tem de ficar dentro de quatro paredes, incluindo muitos pais com filhos em idade escolar. Tem crianças em casa? Para ajudá-lo a ultrapassar esta fase complicada, fomos à procura de algumas plataformas digitais que possam servir de suporte para os estudos e ajudar a manter a rotina escolar.

Plataformas de ensino para quem tem crianças em casa

1. Aula Digital, Leya

A Leya, parceira da Associação Mutualista, tornou os conteúdos da plataforma Aula Digital gratuitos. Agora, e enquanto durar o encerramento das escolas, a editora disponibilizará, de forma gratuita, todo material que consta da área “Biblioteca” – do banco de recursos aos manuais escolares oficiais. Se tem crianças em casa, aproveite esta oportunidade para ajudar o seu filho a tornar-se melhor aluno.

Para ter acesso aos manuais digitais, os alunos devem:

  • Entrar em https://auladigital.leya.com/e registar-se como Aluno.
  • Na opção Oferta escolar preencher os campos e ativar (agora também disponível para os alunos do Ensino Privado e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira).
  • Selecionar Biblioteca e aceder aos manuais.

2. Escola Virtual, Porto Editora

Também a Escola Virtual, da Porto Editora, permite o acesso gratuito à sua plataforma enquanto durar o encerramento das escolas. A editora pretende assim que pais e alunos tenham acesso aos conteúdos educativos digitais da sua plataforma de e-learning.

Para ter acesso gratuito à Escola Virtual, os alunos ou encarregados de educação têm de se registar, identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade. Serão então disponibilizados, de imediato, os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares.

3. Khan Academy

A Khan Academy, cujos conteúdos são traduzidos para português pela Fundação Altice, é uma alternativa a estas plataformas. Aqui pode encontrar, de forma gratuita, vídeos e exercícios interativos complementares ao material escolar, que ajudam os mais novos a aprender de forma lúdica.

Para aceder aos conteúdos da Khan Academy, inscreva o seu filho, indicando a sua idade e ano escolar, e escolha os conteúdos que pretende estudar. Da matemática às ciências, os mais novos têm a oportunidade de aprender com conteúdos divertidos.

4. Santillana

Os pais com filhos que frequentem uma escola abrangida pela gratuitidade dos manuais escolares podem aceder a esta plataforma sem pagar, através da Licença Digital. Aqui as crianças têm acesso a um conjunto de recursos digitais educativos, que complementam a oferta de livros em papel feita pelo Ministério da Educação.

5. Matematik

Os filhos mais crescidos (10º, 11º e 12º ano) que sintam dificuldades a matemática podem experimentar a plataforma Matematik, parceira da Associação Mutualista Montepio, sem pagar. Aqui podem encontrar resumos teóricos da matéria, exercícios práticos e soluções e estatísticas de desempenho.

Ler mais

Mais sobre

Educação , Família

Torne-se Associado

Saiba mais