7 dicas para convencer os filhos a poupar dinheiro

Quer salvaguardar o futuro dos seus filhos? Apresentamos sugestões práticas para incentivar hábitos de poupança nos mais jovens.
Artigo atualizado a 05-06-2023
×

Torne o seu filho Associado

Clique aqui

Se quer ensinar os seus filhos a poupar dinheiro, deve transmitir a ideia de que poupar é divertido. Quanto mais cedo ensinar a poupar, melhor será. Comece por estratégias básicas e, à medida que forem crescendo, passe para abordagens mais sofisticadas.

Ensinar aos seus filhos como poupar dinheiro é um passo importante para os preparar para serem financeiramente responsáveis. Mas tenha presente que não irão longe se não aplicar, na sua vida, aquilo que lhes ensina. Assim, faça dos hábitos de poupança uma constante na sua rotina.

Poupar dinheiro

1. Defina um objetivo de poupança

Poupar para um objetivo específico é mais estimulante do que poupar simplesmente para salvaguardar o futuro. Defina objetivos concretos de poupança com os seus filhos e explique a diferença entre curto e longo prazo. Por exemplo, poupar para comprar um brinquedo serve um objetivo de curto prazo. Já poupar para uma viagem à Disneylândia implica uma estratégia de médio/longo prazo. Ajude os seus filhos a compreender que vão demorar mais tempo a poupar para a viagem à Disneylândia do que para comprar um brinquedo.

2. Promova a utilização do mealheiro

Tal como na sua estratégia de gestão do orçamento familiar, que deve incluir um fundo para despesas do dia-a-dia, um fundo de emergência e uma conta poupança, deve também incentivar os seus filhos a ter vários mealheiros para diferentes objetivos. Um dos mealheiros pode destinar-se à compra de um livro, enquanto o outro ajudará à aquisição de uma bicicleta. Sugira aos seus filhos que desenhem os seus objetivos de poupança e colem as imagens nos respetivos mealheiros.

3. Prefira mealheiros transparentes

Opte por modelos de mealheiros transparentes que permitem ver a evolução das poupanças. Tenha presente que é mais estimulante para as crianças verem que o dinheiro vai crescendo, à medida que se vão colocando moedas no mealheiro, do que apenas imaginar que isso está a acontecer no interior do pequeno cofre.

4. Dê o exemplo

Uma das melhores formas de transmitir hábitos de poupança é mostrar aos seus filhos que também poupa. Coloque algumas moedas num mealheiro com os seus filhos presentes e explique-lhes que aquela é a sua poupança. Este gesto vai revelar-lhes que poupar é algo “natural”, que o pai e a mãe também fazem. Além disso, e uma vez que a maioria das crianças querem ser como os pais, o facto de presenciarem este ato vai motivá-las para fazerem o mesmo, no presente e no futuro.

5. Conte regularmente o dinheiro

Periodicamente, ou de cada vez que os seus filhos colocarem moedas no mealheiro, ajude-os a contar quanto dinheiro já tem guardado. Fale sobre quanto ainda é necessário amealhar até atingirem o objetivo e quando será expectável alcançarem aquele valor. O propósito destas contagens regulares é fazer da poupança uma prática divertida e transmitir o quão importante é esperar, ser paciente e poupar para alcançar um ou mais objetivos.

6. Recompense o esforço de poupança

Considere recompensar os seus filhos pelos esforços de poupança, oferecendo ocasionalmente pequenos prémios que sirvam de incentivo. Não se trata de oferecer presentes dispendiosos mas de brindá-los com pequenas recompensas, que podem ser meramente simbólicas, mas que sabe que apreciarão. Por exemplo, a possibilidade de ver desenhos animados mais meia hora ou um pacote extra dos cromos que colecionam.

7. Invista numa solução de poupança

Quando o mealheiro destinado à poupança de médio/longo prazo estiver cheio, encaminhe-o para uma solução de poupança que permitirá que o dinheiro continue a crescer. Os valores amealhados tanto podem servir para criar como para reforçar um fundo a pensar no futuro dos seus filhos. Faça do momento de entrega das poupanças um momento de vitória. Depois de esvaziarem o mealheiro, dirija-se ao balcão da instituição financeira com os menores e transmita-lhes a ideia de que é um passo importante para assegurar um futuro melhor.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.