< Voltar à página de Pais e Professores

O seu filho é adolescente? Ajude-o a poupar nas férias de verão

Acabaram os exames, os toques da campainha da escola e o despertador logo pela manhã. Poupar e desfrutar não são dois verbos antagónicos durante as férias de verão.

Ideias para o seu filho poupar nas férias de verão

Orçamento

Há vários cenários em aberto: Pode receber a sua mesada habitual nestes meses de verão, pode ter recebido um montante extra para as férias ou pode, por exemplo, ter trabalhado para saborear este período realizando tudo o que lhe apetece. Qualquer que seja a hipótese, a regra número um é: “o dinheiro não estica”. Assim, um planeamento financeiro, do mais básico ao mais sofisticado, permitir-lhe-á organizar o budget em função do que pretende fazer. O orçamento para as férias de verão deve conter quatro categorias: viagens, alimentação, atividades de lazer e imprevistos.

Viagens

O conceito low cost é o que melhor agrega os verbos poupar e desfrutar. O seu filho pensou em fazer uma viagem de comboio pela Europa, dormir nos sofás de todo o mundo ou acampar com os teus amigos? Estas são algumas opções de baixo custo que permitem poupar nas férias. Sugestões: com um InterRail pela Europa o seu filho fica a conhecer muitas cidades europeias por um preço mais acessível do que através de uma viagem convencional. Se o seu filho completa os 18 anos até 1 de julho de 2018 poderá ganhar um passe InterRail gratuito. Mas a oferta é limitada às primeiras 15 mil inscrições. As candidaturas realizam-se entre 12 e 26 de junho, no European Youth Portal.

Outra forma de viajar a baixo custo é através do recurso ao CouchSurfing, um conceito que permite alojamentos low cost em praticamente todo o mundo. É preciso fazer uma inscrição na plataforma online. Já o campismo é outra das opções, dentro ou fora de portas.

Alimentação

Equilíbrio. Esta deve ser a máxima no que se refere à alimentação. Se o seu filho conseguir equilibrar as refeições em casa com os almoços ou jantares em restaurantes, o seu orçamento agradece e conseguirás poupar nas férias. A alimentação durante as férias representa, habitualmente, uma fatia significativa do orçamento, agradece. Para isso, deve fazer uma lista com o número de refeições durante as férias e transformar o supermercado num dos seus melhores amigos.

Diversão

Nestes dias de verão existem inúmeras atividades de lazer. Para poupar neste item nas férias escolares, o seu filho pode aproveitar os programas lúdicos sem custos, como exposições ou concertos gratuitos, aproveitar os cartões ou vales de desconto em sessões de cinema, entre muitas outras sugestões. Aqui, há outro um aspeto importante que não deve ser esquecido. Um programa com uma companhia ou em grupo permite sempre maiores poupanças do que os programas individuais.

Imprevistos

Quando o seu filho planear as suas férias de verão, deve deixar uma fatia do orçamento para situações inesperadas como convites de última hora. Ao alocar 100% do seu budget às viagens, alimentação e diversão, pode ser confrontado com um programa extra e não ter dinheiro disponível. A imprevisibilidade é, muitas vezes, um dos ingredientes mais atrativos das férias.

Ler mais

Saiba mais sobre

Poupança

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.