As crianças
estão a
brincar pior?

Os ecrãs e a dependência dos adultos estão a afetar a criatividade e a individualidade dos nossos filhos. Saiba como.

Ler artigo

Como obter um rendimento extra? Conheça algumas opções

Fazer render o ordenado até ao final do mês é, para muitas famílias, uma missão quase impossível, sobretudo num momento de elevada inflação. A solução passa por obter um rendimento extra. Saiba como.
Artigo atualizado a 01-04-2024

Participar em estudos de mercado, ser cliente mistério ou testar produtos em casa. Na era do marketing e da Internet, existem muitas formas de obter um rendimento suplementar sem precisar de muito tempo ou esforço. Explicamos como obter um rendimento extra, mantendo o seu emprego.

8 ideias para obter um rendimento extra

1. Participação em inquéritos

Participar em inquéritos pode ser uma boa estratégia para ganhar um rendimento extra. Tem, à partida, uma vantagem óbvia: não precisa de despender muito tempo, já que a maioria das empresas de estudos de mercado envia os questionários por e-mail. O objetivo das marcas é conhecer os comportamentos e as preferências dos consumidores.

No site Opiniões de Valor, por exemplo, cada inquérito preenchido vale entre um e dois euros. Quando o seu saldo atinge os 10 euros, pode pedir a emissão de um cheque oferta em produtos de um dos parceiros do site. Já no Netsonda recebe entre um a três euros por inquérito e o dinheiro é creditado na conta a partir do momento em que atinge os 25 euros. Existe ainda o Sua Opinião Conta, um dos sites mais antigos de estudos de opinião e que pertence à Marktest, no qual o pagamento é feito em vales da Fnac e lojas dos centros comerciais do grupo Sonae.

2. Testar produtos em casa

Testar produtos em casa é uma forma de ter acesso a marcas sem ter de pagar por elas. Quando aceita testar um produto, a empresa envia-lho por correio e não terá de pagar pela sua utilização. Alguns sites, como o Click Research, ainda lhe pagam adicionalmente em algumas das campanhas.

Noutros, como o Youzz Portugal, passar a palavra a conhecidos ou familiares sobre o produto que testou pode valer dinheiro.

3. Focus groups

São reuniões em grupo, geralmente conduzidas por psicólogos, nas quais se discute um determinado produto ou marca. O objetivo das empresas passa por recolher a reação e a perceção dos consumidores, discutindo-se aspetos que podem ser melhorados. Cada reunião presencial pode valer 35 euros – ou até mais. Em alguns casos, pode ainda levar o produto em discussão para casa.

Existem várias empresas que promovem focus groups e onde se poderá candidatar para integrar as reuniões. A Spirituc – Investigação Aplicada, por exemplo, é especializada em estudos de mercado na área de saúde.

4. Cliente mistério

Há cada vez mais empresas a contratar clientes mistério. Solicitam apenas que estes se dirijam a uma empresa e se comportem como um cliente normal, fazendo pedidos ou colocando questões já combinadas. No final, e depois de o atendimento estar concluído, o cliente mistério tem de registar a sua opinião.

Além de o produto/serviço lhe ser pago, poderá ganhar entre 4 e 25 euros, dependendo da empresa.  A Gapbuster é uma das empresas que costuma recrutar clientes mistério.

5. Figuração e concursos

Para entrar no mundo da figuração, o mais seguro é inscrever-se numa agência de publicidade, que se encarregará de lhe conseguir castings adequados ao seu perfil. Nos trabalhos mais pequenos não precisa de falar ou de decorar textos – só tem de aparecer –, por isso não é necessário ter um talento especial para a representação. Por outro lado, estar na plateia de programas de televisão também vale dinheiro, ainda que precise de ter algum tempo disponível.

E está interessado em saber como ganhar um rendimento extra em figuração? Contacte agências como a Figura de Estilo ou a Crowd.

6. Venda direta de produtos

Tornar-se agente de venda direta é uma solução confortável. Pode gerir o seu tempo e trabalhar por objetivos. Além de ganhar dinheiro de comissões, tem acesso aos produtos que vende em condições mais vantajosas. Existem várias empresas de cosméticos, roupa e produtos para o lar que trabalham com vendedores independentes e que, por norma, garantem boas remunerações quando as vendas são acima da média. Este é um excelente exemplo de como ganhar dinheiro extra dependendo só de si.

7. Tire partido dos seus talentos

Nos últimos anos instituiu-se o conceito de troca de know how e nunca existiram tantos blogues e sites direcionados para a prestação pontual de serviços. O conceito é simples: aproveitar os conhecimentos e talentos pessoais, colocando-os à disposição de outros e lucrando com isso. Na realidade, e independentemente da área de formação ou trabalho, as ferramentas que todos possuímos podem ser de enorme utilidade para quem nos rodeia.

Tem as manhãs livres? Por que não disponibilizar-se para dar explicações ou passear animais, por exemplo? São exemplos de como ganhar dinheiro extra, através da rentabilização dos seus talentos. Poderá procurar oportunidades em plataformas como o Zaask ou recorrer a sites de classificados para publicitar o que pode fazer pelos outros.

8. Desfaça-se do que já não necessita

Mobílias antigas, pequenos eletrodomésticos que não utiliza há séculos, roupa que não veste há demasiado tempo, coleções que herdou dos seus avós e que estão guardadas na arrecadação a ganhar pó. Em vez de se desfazer dos seus objetos ou colocá-los no lixo, experimente colocá-los à venda. Por pouco dinheiro que possam render, é sempre um rendimento extra para si. Nos sites Olx e CustoJusto, por exemplo, pode criar e gerir anúncios de forma gratuita e intuitiva.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais