Poupar a curto prazo: saiba como realizar os seus sonhos

Está a pensar na sua próxima viagem ou num curso de sonho? Pode começar aqui, por ler este artigo.
Artigo atualizado a 10-05-2023

Todos temos sonhos que queremos concretizar. Mas para que tal aconteça é indispensável ter um plano financeiro adequado ao objetivo que se pretende atingir. Neste artigo, mostramos como poupar a curto prazo. Preparado para alcançar os seus sonhos?

Quais são os seus sonhos de curto prazo?

Fazer uma viagem inesquecível

Viajar é um desejo comum a praticamente todas as pessoas e um dos maiores prazeres na vida. Qual é a sua viagem de sonho? Um cruzeiro no mar mediterrâneo? Percorrer a Europa de comboio? Voar até uma ilha paradisíaca? Conhecer o país de autocaravana? Ou visitar um país exótico?

Tirar um curso

Tirar uma licenciatura, uma pós-graduação, um mestrado ou um MBA. Estas são certamente ambições de muitos estudantes e profissionais. E não é de admirar que assim seja. É sabido que a educação superior garante melhores salários (em Portugal chegam a ser 70% superiores aos de profissionais com apenas o ensino secundário) e empregos. Mas as vantagens do ensino superior não se esgotam aqui. As pessoas com mais escolaridade beneficiam também de mais saúde e bem-estar na vida.

Comprar um carro

Este é outro desejo partilhado por muitos e que acompanha as diferentes fases da vida. Quando se é jovem, suspira-se pela compra do primeiro carro – com alguns anos e de pequenas dimensões, características ideais para condutores inexperientes. Com a entrada no mercado de trabalho, sonha-se com um carro novo, confortável, equipado com uma série de tecnologias e irreverente (talvez um descapotável ou um todo o terreno). Depois de casar, surge a vontade (e a necessidade) de ter um carro adequado a esta nova fase da vida: cinco portas, espaçoso, seguro e económico. Finalmente, à medida que a família cresce, torna-se imprescindível ter um carro maior, com mais lugares e um porta-bagagens amplo.

Fazer um gap year

Fazer uma pausa nos estudos é cada vez mais uma prática desejada em Portugal. E os empregadores agradecem, pois permite que os jovens ingressem no mercado de trabalho com mais maturidade, horizontes mais abertos e capazes de resolver problemas com rapidez. Mas o chamado gap year, ou ano sabático (em português), – um conceito criado pelos ingleses há muitas décadas e praticado em muitos países – não se destina apenas a estudantes. Muitos profissionais anseiam interromper o trabalho para relançar a carreira. É o seu caso?

Remodelar a casa

A casa é o local onde passamos mais tempo. Por isso, é natural que da lista de sonhos conste a remodelação da casa. Este tipo de intervenção pode passar apenas por dar uma nova vida ao espaço, com alguns toques de decoração e mudança da cor das paredes.  Ou fazer obras numa área específica da casa (cozinha ou casa de banho, por exemplo). Se a casa for muito antiga, pode ser necessário uma remodelação completa. Também gostava e remodelar a sua casa?

Se alguns destes sonhos são os seus, ou tem outros que pretende realizar a curto prazo, continue a ler este artigo.

Não sabe como concretizá-los? É isto que tem de fazer

O primeiro passo é elaborar um plano financeiro, tendo em conta o seu objetivo, o prazo (até três anos) e o valor que pretende poupar regulamente. Pode ir colocado o dinheiro num mealheiro, em casa. Mas isso requer mais esforço. Ou investi-lo num produto de poupança e beneficiar dos juros. Se escolher esta última opção, deve privilegiar soluções de poupança conservadoras, sem risco de perda de capital. Os investimentos com risco, como ações e fundos, são adequados para objetivos de longo prazo (aqui, dispõe do fator tempo para recuperar eventuais perdas).

Já tem algum dinheiro amealhado, mas está parado numa conta à ordem, no banco? Pode conseguir o capital que lhe falta, aplicando o que já tem num produto poupança, também sem risco. Os associados Montepio têm à sua disposição o Poupança + Net. Pode subscrevê-lo comodamente sem sair de casa, de modo simples e rápido.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais