Reabilitação respiratória pós-Covid-19: o que é e onde pode fazer?

Muitas pessoas diagnosticadas com Covid-19 continuam a apresentar sintomas da doença meses depois de terem recuperado da infeção, necessitando de cuidados médicos. É o seu caso? Saiba, neste artigo, como a reabilitação respiratória pós-Covid-19 pode ajudá-lo a recuperar o bem-estar físico, psíquico e social.
Artigo atualizado a 03-11-2021
Reabilitação respiratória

A maioria das pessoas infetadas com Covid-19 mantém-se assintomática ou apresenta sintomas ligeiros a moderados, recuperando da doença entre duas a seis semanas após a infeção.

No entanto, em muitos casos, recuperar da Covid-19 não significa voltar à situação de saúde existente previamente, mesmo em crianças e jovens adultos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), alguns pacientes desenvolvem complicações médicas que podem afetar a sua saúde durante algum tempo. E até existe um termo para descrever esta situação: Long Covid-19 – ou síndrome pós-Covid-19.

A síndrome pós-Covid-19 tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e pode afetar vários sistemas do corpo humano. Entre as sequelas duradouras incluem-se a dispneia, fadiga, dor, ansiedade, depressão, fraqueza muscular e diminuição da tolerância ao esforço.

 Reabilitação respiratória pós-Covid-19: como funciona?

A pensar nas consequências a longo prazo de quem foi diagnosticado com Covid-19 e ainda não se encontra nas melhores condições de saúde, a Residências Montepio lançou um serviço de recuperação respiratória pós-Covid-19. Realizada por uma equipa especializada e multidisciplinar de profissionais de saúde, a reabilitação respiratória é uma intervenção abrangente, dirigida aos doentes respiratórios crónicos.

Numa primeira fase, o utente realiza uma avaliação que permite elaborar um programa de reabilitação individual, para melhorar a sua condição física e psicossocial. Outro dos objetivos é incentivar a adesão a comportamentos promotores de saúde junto dos doentes que apresentem sequelas provocadas pela Covid-19.

Quais os benefícios da fisioterapia respiratória?

A fisioterapia respiratória contribui para a melhoria da condição de saúde do doente respiratório (aguda ou crónica) nas suas várias dimensões, física, psíquica e social:

  • Melhoria ou abolição dos sintomas de dispneia e fadiga;
  • Limpeza das vias aéreas;
  • Melhoria da qualidade da respiração;
  • Aumento da força e resistência muscular;
  • Aumento da tolerância ao esforço;
  • Diminuição da dependência nas atividades do dia a dia;
  • Redução da ansiedade e do stress;
  • Prevenção das infeções respiratórias;
  • Aumento dos níveis de atividade física;
  • Melhoria da qualidade de vida relacionada com a saúde;
  • Aumento da eficácia na autogestão da doença e no autocuidado.

As sessões de fisioterapia podem ser realizadas ao domicílio ou nas residências Montepio de Lisboa, Montijo, Porto, Parede, Vila Nova de Gaia, Albergaria-a-Velha ou Coimbra. Estão também disponíveis telesessões. Conheça melhor este serviço.

Sabia que…

5% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 necessitam de internamento hospitalar de longa duração e ficam com sequelas duradouras?

Ler mais

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

  • Quando se trata de
    saúde, é melhor ter
    um plano

    Somos parte do seu presente e do seu futuro. Conheça as soluções que reservámos a pensar na sua saúde e bem-estar.

  • Proteja a saúde do seu coração

    Aproveite a oportunidade de realizar uma videoconsulta de Medicina Geral Familiar.

    Saiba mais
  • Subscreva o Seguro Montepio Saúde

    Viva mais tranquilo, todos os dias. O Seguro Montepio Saúde é exclusivo para associados Montepio e permite-lhe aceder a uma vasta rede de serviços de saúde: 24 horas/dia, 365 dias/ano.

    Saiba mais

A nossa oferta

Integrar a Associação Montepio também é ter acesso a cuidados de saúde de qualidade. A pensar em si e na sua família, desenvolvemos um alargado leque de soluções de saúde que lhe garantem acompanhamento contínuo e especializado, a preços mais vantajosos.

Plano Montepio Saúde

Exclusivo para associados Montepio, e sem custos de adesão ou permanência, dá acesso a uma vasta rede de prestadores de saúde. Não tem limite de idade e de utilização ou período de carência, nem exclui por doenças pré-existentes.

Seguro Montepio Saúde

Disponibilizado pela Lusitania Companhia de Seguros aos associados Montepio titulares do cartão Montepio Saúde, permite aceder a cuidados de saúde e a uma vasta rede de serviços a partir de três coberturas distintas ajustadas às suas necessidades.

Serviços ao domicílio

Levamos os nossos profissionais de saúde até sua casa. Os associados Montepio usufruem de vários serviços ao domicílio, entre os quais Médico, Farmácia, Teste COVID-19, Apoio, Acompanhamento, Enfermagem e Fisioterapia.

Teleassistência

Disponibilizado pela Residências Montepio, o serviço de Teleassistência protege o utente dentro e fora de casa e garante resposta imediata em situações de emergência. Funciona 24h por dia, durante todo o ano.

Residências para seniores

As instalações da Residências Montepio estão preparadas para cuidar de si e garantir todo o conforto em situações de pós-operatório, recuperação ou de forma permanente e continuada.

Saúde e bem-estar

Na Associação Montepio usufrui de descontos e vantagens junto de centenas de parceiros. Conheça-os e comece já a poupar.

Clínica de Saúde

Orientada para cuidados de saúde que promovem o envelhecimento ativo saudável e a recuperação física, a Clínica de Saúde é a nova oferta da Residências Montepio para a área da saúde e bem-estar.

Parceiros estratégicos

Outros parceiros
Montepio Saúde - AdvanceCare
Montepio Saúde - Lusitania
Montepio Saúde - Residências Montepio
  1. Ainda não sou Associado Montepio. Posso subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  2. Não. O Seguro Montepio Saúde é exclusivo para associados Montepio.

  3. Como posso usufruir de descontos ao subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  4. Os associados Montepio usufruem até 20% de desconto no Seguro Montepio Saúde, numa lógica crescente de membros do seu agregado familiar incluídos no seguro. A percentagem de desconto é a seguinte: 5% (duas pessoas), 10% (três pessoas), 15% (quatro pessoas) e 20% (cinco pessoas).

  5. Gostaria de aderir ao Plano Montepio Saúde. Como posso fazê-lo e qual o preço?

  6. O Plano Montepio Saúde é um benefício disponibilizado pela Associação Montepio a todos os associados. Trata-se de um plano de saúde gratuito, sem limite de idade, período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes. Para aceder aos benefícios do Plano Montepio Saúde basta apresentar o seu Cartão de Associado nos prestadores de saúde aderentes.

  7. O que preciso para usufruir do serviço Médico online?

  8. Tem de ser Associado Montepio, ter o Plano Montepio Saúde e ter ligação à internet durante a consulta (via computador, tablet ou telemóvel).

  9. Que concelhos estão abrangidos pelo serviço Farmácia ao Domicílio?

  10. Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas, Sintra, Oeiras, Cascais, Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Palmela, Setúbal e Porto.

  11. Tenho de ser Associado para usufruir dos serviços da Residências Montepio?

  12. Não, mas os associados Montepio beneficiam de descontos nos centros residenciais da Residências Montepio, assim como nos serviços de Teleassistência, SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e recuperação respiratória pós-Covid 19.

  13. Quais os principais parceiros de saúde dos projetos de saúde da Associação Montepio?

  14. Advancecare, CUF, Grupo HPA, União das Misericórdias Portuguesas e Lusitania – Companhia de Seguros.

  15. Qual a experiência da Associação Montepio na disponibilização de produtos de saúde?

  16. A ligação da Associação Montepio à área da saúde e bem-estar vem de longa data, nomeadamente através da disponibilização de descontos em parceiros localizados em todo o país, através de projetos e entidades como a Redemut, o Plano Montepio Saúde, o Seguro Montepio Saúde, a Residências Montepio ou a Lusitania – Companhia de Seguros. A experiência acumulada dos congéneres mutualistas europeus, parceiros da AIM e especializados na área da saúde, veio reforçar, na segunda década do século XXI, a competência da Associação Montepio neste setor.

Ainda não é Associado

Saiba mais