Info Praia: a app que lhe diz a lotação dos areais (e muito mais)

A consulta do estado de ocupação dos areais na app Info Praia volta a fazer parte dos preparativos para ir à praia este verão.
Artigo atualizado a 11-07-2022

Lançada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente para disponibilizar informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores, a app Info Praia fornece informação, em tempo real, sobre o estado de ocupação das praias de banhos. Deste modo, a app permitir a tomada atempada de decisão, pelos utentes, sobre a escolha da praia e também evitar a afluência excessiva aos areais, garantindo o distanciamento físico de segurança entre banhistas.

Info Praia:  que informações são disponibilizadas?

Como é indicado o estado de ocupação das praias?

O estado de ocupação das praias é indicado através de uma sinalética de cores tipo semáforo em que que verde corresponde a uma ocupação baixa (até 50%), amarelo corresponde a uma ocupação elevada (superior a 50% e até 90%) e vermelho corresponde a uma ocupação plena (superior a 90%).

Os utentes devem preferir as praias com um nível de ocupação mais baixo (com semáforo verde). Quando se verificar um nível elevado de ocupação não devem arriscar a deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança.

Como é calculada a capacidade potencial de ocupação das praias?

A área útil do areal é calculada a partir da extensão da frente de praia e de uma faixa de profundidade da área utilizável, contada a partir do limite do espraiamento das vagas (ondas), no caso das praias costeiras, ou da oscilação do nível da água, no caso das águas de transição e interiores.

Como aceder à app Info Praia?

A app Info Praia está disponível, de forma gratuita, nas lojas de aplicações Google Play (Android) e App Store da Apple (iOS). Basta instalá-la, não sendo necessário qualquer registo. A única permissão que é pedida, no momento da instalação, é a de localização, para efeitos das funcionalidades de proximidade e de indicação de direções de percurso através do Google Maps.

Como se utiliza a app?

Logo no ecrã inicial, é possível pesquisar o nome de uma praia, escrevendo o respetivo nome. Depois, é só clicar no botão em forma de lupa.

Info Praia

 

Imediatamente, é mostrada a praia em questão. Clicando em Obter Direções, a app encaminha o utilizador para o Google Maps, que indica o percurso a percorrer.

Info Praia

 

Ao pressionar no nome da praia, em vez de Obter Direções, pode ser consultada a previsão meteorológica e a ficha técnica da praia, com indicação da qualidade e classificação da água balnear e o perfil da praia (carregando no ponto de interrogação é explicado o que significa cada ícone).

Info Praia

 

A app Info Praia dispõe ainda de uma pesquisa avançada, através de filtros, permitindo identificar praias que respondam a certos requisitos conforme a sua proximidade relativamente à localização do utilizador.

Ao todo existem 18 filtros de pesquisa, nomeadamente:

1. Praia costeira / transição

Praia localizada na orla costeira ou em estuário.

2. Praia interior

Praia localizada em rio ou albufeira.

3. Bandeira azul

Praia galardoada com Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias costeiras ou interiores que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios ambientais, de informação e segurança.

4. Acessível

Praia galardoada como Acessível e que assegura as condições de acessibilidade e de serviços de apoio que a viabilizam a sua utilização e desfrute por todas as pessoas com equidade, independência e maior autonomia possível, independentemente da sua mobilidade.

5. Obras em curs0

Praia na qual se encontram a decorrer obras de reabilitação ou requalificação, ou qualquer outro tipo de intervenção que limite ou condicione o acesso à praia.

6. Ondas de especial valor

Praia cujas ondas apresentam especial valor para a realização de desportos de deslize.

7. Risco de erosão das arribas

Praia com risco de desmoronamento das arribas devidamente sinalizada. Estas zonas podem constituir um perigo para os utentes das praias, pelo que as faixas de risco e sinalização existentes devem ser respeitadas. Quanto mais próximo da base da arriba, maior é o risco.

8.Vigilância

Praia dotada de dispositivo de vigilância, dispondo de Nadador Salvador devidamente certificado ou reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos.

9. Apoio de praia

Praia que dispõe do núcleo básico de funções e serviços que podem incluir: vestiários, balneários, instalações sanitárias, postos de socorros, comunicações de emergência, informação e assistência a banhistas, limpeza da praia e recolha de lixo, podendo ainda, e complementarmente, assegurar outras funções e serviços, nomeadamente comerciais.

10. Apoio balnear

Praia que dispõe do conjunto de instalações amovíveis destinadas a melhorar o seu usufruto pelos utentes, nomeadamente barracas, toldos, chapéus de sol e passadeiras amovíveis.

11. Cadeira anfíbia

Praia que disponibiliza cadeira adaptada para facilitar o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida.

12. Posto de socorros

Praia que dispõe de posto de prestação de primeiros socorros.

13. Sanitários

Praia que disponibiliza instalações sanitárias públicas.

14. Duche

Praia que disponibiliza instalação ou equipamentos para duches.

15. Recolha de lixo

Praia que dispõe de sistema de separação e recolha regular de resíduos.

16. Limpeza de praia

Praia que dispõe de serviço regular de limpeza do areal por meios manuais ou mecânicos.

17. Painel informativo

Praia que disponibiliza painel dedicado à afixação da informação relevante, no âmbito da época balnear e das condições da praia.

18. Estacionamento

Praia que dispõe de infraestrutura dedicada ao estacionamento ordenado de veículos.

 

No ecrã inicial podem ainda ser consultadas as praias favoritas definidas pelo utilizador e notificações com a classificação da água balnear.

Info Praia

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Crianças e jovens , Lazer

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais