< Voltar à página de Covid-19

Info Praia: a app que lhe diz a lotação dos areais (e muito mais)

Este verão, há mais uma rotina que deve passar a fazer parte dos preparativos para ir à praia: consultar o estado de ocupação dos areais através da app Info Praia.

Lançada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, em 2019, para disponibilizar informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores, a app Info Praia vai ter uma nova funcionalidade este ano.

A partir do dia 6 de junho, a data oficial do começo da época balnear de 2020, a app Info Praia vai passar a fornecer informação, em tempo real, sobre o estado de ocupação das praias de banhos, de forma a permitir a tomada atempada de decisão, pelos utentes, sobre a escolha da praia e também evitar a afluência excessiva aos areais, garantindo o distanciamento físico de segurança entre banhistas.

Como será indicado o estado de ocupação das praias?

O estado de ocupação das praias será assinalado através de uma sinalética de cores tipo semáforo em que que verde corresponde a uma ocupação baixa (1/3), amarelo corresponde a uma ocupação elevada (2/3) e vermelho corresponde a uma ocupação plena (3/3).

Os utentes devem preferir as praias com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde. Quando se verificar um nível elevado de ocupação não devem arriscar a deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança.

Como é calculada a capacidade potencial de ocupação das praias?

A capacidade potencial de ocupação das praias de banhos, tendo em conta a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública, considera a área útil da zona destinada ao uso balnear, as marés, se for o caso, e uma área de segurança mínima por utente, como explica o manual com as regras anti-Covid-19 das praias.

A área útil do areal é calculada a partir da extensão da frente de praia e de uma faixa de profundidade da área utilizável, contada a partir do limite do espraiamento das vagas (ondas), no caso das praias costeiras, ou da oscilação do nível da água, no caso das águas de transição e interiores.

Como aceder à app Info Praia?

A app Info Praia está disponível, de forma gratuita, nas lojas de aplicações Google Play (Android) e App Store da Apple (iOS). Basta proceder à sua instalação, não sendo necessário qualquer registo. A única permissão que é solicitada, no momento da instalação, é a de localização, para efeitos das funcionalidades de proximidade e de indicação de direções de percurso através do Google Maps.

Como se utiliza a app?

Logo no ecrã inicial, é possível pesquisar o nome de uma praia, escrevendo o respetivo nome. Depois, é só clicar no botão em forma de lupa.

 

Imediatamente, será mostrada a praia em questão. Clicando em “Obter Direções”, a app encaminha o utilizador para o Google Maps, que indica o percurso a percorrer.

 

Ao pressionar no nome da praia, em vez de “Obter Direções”, pode ser consultada a previsão meteorológica e a ficha técnica da praia, com indicação da qualidade e classificação da água balnear e o perfil da praia (carregando no ponto de interrogação é explicado o que significa cada ícone).

 

A app Info Praia dispõe ainda de uma pesquisa avançada, através de filtros, permitindo identificar praias que respondam a certos requisitos conforme a sua proximidade relativamente à localização do utilizador.

Ao todo existem 16 filtros de pesquisa, nomeadamente:

  • Praia costeira / transição
    Praia localizada na orla costeira ou em estuário.
  • Praia interior
    Praia localizada em zona interior.
  • Bandeira azul
    Praia galardoada com Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias costeiras ou interiores que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios ambientais, de informação e segurança.
  • Acessível
    Praia galardoada como Acessível e que assegura as condições de acessibilidade e de serviços de apoio que a viabilizam a sua utilização e desfrute por todas as pessoas com equidade, independência e maior autonomia possível, independentemente da sua mobilidade.
  • Ondas de especial valor
    Praia cujas ondas apresentam especial valor para a realização de desportos de deslize.
  • Vigilância
    Praia dotada de dispositivo de vigilância, dispondo de Nadador Salvador devidamente certificado ou reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos.
  • Apoio de praia
    Praia que dispõe do núcleo básico de funções e serviços que podem incluir: vestiários, balneários, instalações sanitárias, postos de socorros, comunicações de emergência, informação e assistência a banhistas, limpeza da praia e recolha de lixo, podendo ainda, e complementarmente, assegurar outras funções e serviços, nomeadamente comerciais.
  • Apoio balnear
    Praia que dispõe do conjunto de instalações amovíveis destinadas a melhorar o seu usufruto pelos utentes, nomeadamente barracas, toldos, chapéus de sol e passadeiras amovíveis.
  • Cadeira anfíbia
    Praia que disponibiliza cadeira adaptada para facilitar o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida.
  • Posto de socorros
    Praia que dispõe de posto de prestação de primeiros socorros.
  • Sanitários
    Praia que disponibiliza instalações sanitárias públicas.
  • Duche
    Praia que disponibiliza instalação ou equipamentos para duches.
  • Recolha de lixo
    Praia que dispõe de sistema de separação e recolha regular de resíduos.
  • Limpeza de praia
    Praia que dispõe de serviço regular de limpeza do areal por meios manuais ou mecânicos.
  • Painel informativo
    Praia que disponibiliza painel dedicado à afixação da informação relevante, no âmbito da época balnear e das condições da praia.
  • Estacionamento
    Praia que dispõe de infraestrutura dedicada ao estacionamento ordenado de veículos.

 

No ecrã inicial podem ainda ser consultadas as praias favoritas definidas pelo utilizador e notificações com a classificação da água balnear.

Ler mais

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?

Torne-se Associado

Saiba mais