Viagens em 2020: quais as restrições nas deslocações para o estrangeiro?

Vai de férias para o estrangeiro? Conheça as restrições aplicadas nos países de destino e nos aeroportos.
Artigo atualizado a 08-07-2020
Viagens em 2020

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Portal das Comunidades Portuguesas, recomenda que os portugueses apenas viajem para o estrangeiro em situações essenciais. No entanto, se mantém os planos de férias no estrangeiro é importante que conheça os cuidados a ter e as restrições aplicadas às viagens em 2020.

Viagens em 2020: Quais as recomendações oficiais?

“A pandemia originada pela COVID-19 determinou a adoção, por inúmeros governos, de medidas de prevenção, combate e contenção da doença, que incluíram fortes restrições na circulação de cidadãos em todo o mundo, que podem manter a interdição de entrada de cidadãos estrangeiros e não residentes, exigir certificado médico, declarações para deslocação ou quarentena obrigatória”, pode ler-se neste documento oficial do Ministério dos Negócios do Estrangeiro.

Apesar do alívio generalizado das restrições, cada país pode, a qualquer momento, agravar as medidas de contenção e controle da doença.

Se mantém a ideia de fazer férias no estrangeiro, o Portal das Comunidades recomenda que considere os seguintes aspetos antes de escolher o destino:

  • Segurança sanitária. Conheça a situação epidemiológica e a cobertura de cuidados de saúde no país de destino;
  • Presença consular de Portugal. Conheça as ligações e a cobertura da rede consular portuguesa no país de destino;
  • Regresso a Portugal. Confirme que conseguirá regressar de forma rápida e imediata em caso de necessidade.

Para onde pode viajar?

Antes de comprar o bilhete, consulte os alertas e restrições nos países de origem e de destino. Sugere-se a consulta aos serviços de fronteiras no país onde se inicia a viagem e em Portugal (www.sef.pt) ou representação consular no destino.

Restrições às viagens nacionais

  • Para o arquipélago da Madeira. Os passageiros devem apresentar um teste negativo à Covid-19, realizado nas 72 horas antes do embarque, ou podem realizá-lo à chegada ao aeroporto. Mais informações em Visit Madeira  e Madeira safe to discover.
  • Para o arquipélago dos Açores. Os passageiros podem optar por apresentar um comprovativo de teste à Covid-19 feito até 72 horas antes da viagem; realizar o teste à chegada e ficar em isolamento profilático até chegarem os resultados; ou realizar quarentena voluntária por 14 dias num hotel indicado para o efeito. Mais informação no site oficial do Açores.

Para viagens para o estrangeiro consulte

  • Re-open EU, site da União Europeia onde encontra informações de cada país sobre fronteiras, meios de transporte disponíveis, restrições de viagem, medidas de saúde e segurança pública;
  • Travel Centre da IATA – Associação Internacional de Transportadoras Aéreas, para saber quais as regulamentações em vigor, a nível mundial;
  • A Embaixada do país de destino, no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Conselhos para viajar de avião…

Nos aeroportos internacionais foi adotado um sistema de medição de temperatura corporal à chegada. Além disso, terá de adotar todas as medidas de segurança estipuladas pelos aeroportos. Aqui ficam três recomendações da Comissão Europeia:

  • Sempre que possível faça o check-in online;
  • Chegue ao aeroporto às horas recomendadas pela transportadora aérea e respeite sempre a distância social;
  • Utilize a máscara cirúrgica sempre que estiver no aeroporto.

… e à chegada ao alojamento

  • Leia atentamente a política do alojamento;
  • Respeite a distância social nas áreas comuns do estabelecimento;
  • Adote a etiqueta respiratória;
  • Higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel;
Ler mais

Mais sobre

Férias

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais