Academia de Líderes Ubuntu: O que é e a quem se destina

Preparar líderes contra a exclusão social. Esta é a missão da Academia de Líderes Ubuntu, que tem como modelos de inspiração Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Desmond Tutu, entre outras figuras de projeção mundial influenciadas pela filosofia africana Ubuntu.
Artigo atualizado a 19-07-2018

“Eu sou porque Tu és. Eu só posso ser Pessoa, através das outras Pessoas”. Ou seja, reconhecer o Outro e a sua dignidade como algo que me diz respeito e pelo qual sou responsável.  Esta é a ideia subjacente ao conceito africano Ubuntu, que significa acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade.

Apesar de ter raízes em África, a filosofia Ubuntu é de aplicação universal, constituindo uma plataforma de diálogo e de ação entre pertenças religiosas, étnicas, sociais ou culturais muito distintas.

Com esta filosofia africana como base, a Academia de Líderes Ubuntu visa capacitar jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem, com o objetivo de desenvolverem e consolidarem as suas competências de liderança e de serviço à comunidade, de modo a melhor poderem vir a intervir nesses contextos, desenvolvendo ou integrando projetos de inovação e empreendedorismo social. Em suma, o propósito é que no final deste programa estes jovens se afirmem como “agentes de transformação” no seio das comunidades em que se inserem.

Criada em 2010, a Academia de Líderes Ubuntu destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. Os participantes são selecionados a partir de propostas apresentadas por instituições de caráter local, regional ou nacional, como escolas, universidades, associações de imigrantes, associações culturais, programas governamentais, entre outras. No processo de seleção, os candidatos são ainda submetidos a uma entrevista, num modelo de conversas individuais. O objetivo principal é o de conhecer as motivações, aspirações e a história de cada jovem.

A participação na Academia de Líderes Ubuntu é gratuita. Os jovens participantes têm apenas de suportar os custos relativos aos transportes para os locais de formação.

A Academia de Líderes Ubuntu decorre ao longo de vários meses, em contexto de educação não-formal. Em Portugal, a iniciativa já vai na 5.ª edição (começou em abril e termina em dezembro de 2018). Fora de Portas, este projeto já foi desenvolvido na Guiné-Bissau, na Grécia, em Cabo Verde e em Moçambique.

Tendo em Nelson Mandela um modelo de liderança, a Academia de Líderes Ubuntu, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação Mutualista Montepio e da Infraestruturas de Portugal, organiza um conjunto de iniciativas para comemorar o centenário do nascimento do ex-Presidente de África do Sul, cuja vida foi dedicada à luta contra a segregação racial, que se celebra no próximo dia 18 de julho. O programa das comemorações do centenário do nascimento de Nelson Mandela inclui conferências com convidados nacionais e internacionais. Os temas que serão abordados nestas conferências vão desde os processos de reconciliação em países que já viveram a experiência de justiça transicional (África do Sul, Timor-Leste, Costa do Marfim, Irlanda e Reino Unido) e em países que estão a iniciar este processo (Colômbia, Guiné-Bissau, Tunísia), ao exemplo da liderança servidora de Nelson Mandela, passando pela importância da construção de pontes para a paz.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais