Portugal Economia Social 2018: O evento que une o setor

A feira Portugal Economia Social, o evento agregador do setor, está de volta. Participe.
Artigo atualizado a 25-05-2018

Das associações de economia social aos investidores (alguns, internacionais), novos empreendedores, entidades privadas e públicas. Durante dois dias, todos os players da economia social são chamados ao Centro de Congressos de Lisboa para acompanhar os desenvolvimentos do setor. Com especial atenção à inovação e ao empreendedorismo social, é possível encontrar na feira Portugal Economia Social 2018 a maior montra de produtos e serviços desta área, assim como conferências e um espaço de pitch para empreendedores sociais se apresentarem a financiadores. Há aqui muito para descobrir sobre a economia social, mesmo para quem já está familiarizado com projetos e iniciativas sociais.

Entre os vários temas do programa, constam questões como formação e capacitação, financiamento, inovação, empregabilidade, alterações climáticas e biodiversidade ou a importância da avaliação do impacto social dos projetos de economia social.

Com organização da Fundação AIP e do Centro de Congressos de Lisboa, o evento conta com o apoio da Associação Mutualista Montepio e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tendo o Alto Patrocínio do Presidente da República.

A quem se destina a Portugal Economia Social?

Num setor de grande impacto nas comunidades, o evento conta atrair uma participação alargada tanto de profissionais, como do público em geral, até para que os beneficiários da ação social possam conhecer novas iniciativas relevantes. Do lado profissional, o encontro é pertinente para empresas, instituições ou entidades, sociedade civil e empreendedores. Aqui, a lógica será a da interação e network entre as várias partes, de forma a impulsionar parcerias e novas dinâmicas setoriais.

O estabelecimento de novas redes entre entidades acaba por se cruzar com um dos objetivos principais da feira: dinamizar o setor da economia social rumo a uma maior sustentabilidade. Em paralelo, a Portugal Economia Social pretende ainda promover o desenvolvimento local através de respostas às necessidades dos territórios mais deficitários, apoiar o empreendedorismo, promover a coesão social e mostrar casos de sucesso.

Tome nota: pontos fortes do programa

Dia 23 de maio

O debate “Títulos de Impacto Social – Benefícios Fiscais para Investidores Sociais” marca o início dos trabalhos, na manhã de hoje (23 de maio).

A sessão de abertura conta com a intervenção de António Tomás Correia, presidente da Associação Mutualista Montepio, de Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, e de Maria Manuel Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Ainda da parte da manhã é possível saber mais sobre as candidaturas a financiamento nacional. Saiba como concretizar o seu projeto social.

Da parte da tarde, o tema em destaque é “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Neste espaço vão ser debatidas as boas práticas de cooperação intersectorial, envolvendo empresas, municípios e organizações sociais. O painel, agendado para as 16 horas, conta com intervenções de Ricardo Caldeira, da Câmara Municipal de Cascais, de Graça Rebocho, da Fundação PT, entre outros responsáveis.

À tarde, é também altura de assistir ao “Laboratório de Capacitação”. Numa conversa informal, a Fundação Montepio e as entidades parceiras – APQ, TurnAround Social, Comunicatorium, 4Change, Call to Action e TESE – partilham os seus resultados nesta área com outras instituições.

O programa da Portugal Economia Social 2018 do dia 23 de maio pode ser consultado, na íntegra, aqui.

Dia 24 de maio

O ponto alto do segundo dia da Portugal Economia Social 2018 (dia 24 de maio) é o “Social Innovation Shaker”. Um concurso que pretende premiar o que de melhor se faz na inovação social em Portugal. Na feira, os finalistas desta competição terão oportunidade de apresentar os seus projetos perante um painel de jurados,que inclui Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social. No final, serão conhecidos os vencedores. Mas antes deste anúncio terá lugar uma conversa imperdível com investidores internacionais de relevo: José Moncada, Elena Casolari e Pascal Vinarnic.

O programa da Portugal Economia Social 2018 do dia 24 de maio pode ser consultado, na íntegra, aqui.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais