Sabia que já é possível encontrar emprego no Facebook?

A nova funcionalidade do Facebook é rápida, fácil e gratuita. Além de pesquisar empregos, também é possível ativar notificações.
Artigo atualizado a 06-03-2018

Como procurar emprego no Facebook?

O primeiro passo para encontrar emprego no Facebook é clicar no ícone “Empregos”, que fica na barra lateral, à esquerda. Depois de ter entrado nesta área, pode fazer uma triagem por “localização”, “indústria” e “tipos de emprego”. Nesta última pode selecionar por emprego a tempo inteiro, parcial, estágio, voluntariado ou com contrato.

Se encontrar um anúncio à sua medida, entre no mesmo para conhecer mais detalhes. Para submeter o seu currículo deve clicar em “Candidatar-me agora”, preencher a informação pedida (contactos, experiência e formação). Pode, ainda, ativar notificações relativas a novas vagas. A candidatura será enviada através do Messenger para o empregador e não aparecerá no seu perfil. No entanto, o recrutador terá acesso à informação pública do seu perfil.

Quando tiver submetido a candidatura, irá iniciar-se uma conversa, através do Messenger, entre si e a página da empresa que está a recrutar. Desta forma, poderá entrar em contacto direto com o anunciante, para confirmar se a candidatura foi recebida e saber mais informações.

Em alternativa, pode:

Aceder à página de Facebook de uma empresa para ver se tem alguma oferta de emprego. Pode encontrar esta informação no separador “Emprego”, que fica na coluna à esquerda da página da empresa. Se não existir nenhum separador com esse nome, significa que essa companhia ainda não publicou nenhuma oferta de emprego na sua página.

Como colocar um anúncio de emprego?

Esta nova funcionalidade do Facebook também permite às empresas recrutar candidatos. Como se faz? Em primeiro lugar, é necessário ter uma página de empresa. Para criar um anúncio, o administrador clica em “Empregos” – na parte lateral esquerda do ecrã. Ao entrar nessa área, aparece, no topo do feed, a possibilidade de criar um anúncio de emprego. Ao clicar, abre a caixa onde pode colocar a informação sobre a vaga que tem disponível.

Deve preencher o “cargo”, “localização”, “tipo de emprego”, os “detalhes” (requisitos e as tarefas do emprego) e colocar uma fotografia. Pode, ainda, colocar o salário oferecido e algumas perguntas, que possam servir de primeira triagem. Se pretender receber candidaturas por correio eletrónico, em vez do Messenger, coloque o endereço na área “Receber Candidaturas por Email”. O anúncio será publicado no prazo de 24 horas.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego , Procurar emprego

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais