Quer viajar na Europa? Saiba como funciona o Certificado Digital Covid

Este documento deve estar disponível a partir de 1 de julho e facilitará a livre circulação dos cidadãos na União Europeia, de forma segura, durante a pandemia da Covid-19.
Artigo atualizado a 21-06-2021

Muitos Estados-Membros da União Europeia (UE) impuseram restrições à circulação, numa tentativa de travar a disseminação da pandemia nos seus territórios. Para garantir que estas limitações são levantadas de forma coordenada, a Comissão Europeia desenvolveu o Certificado Digital Covid-19, um documento que facilita a circulação na União Europeia e isenta os seus portadores de fazer quarentena ou testes adicionais.

 O que é o Certificado Digital Covid da UE?

É uma prova de que foi vacinado contra a Covid-19, que recebeu um resultado negativo no teste ou que recuperou da doença.

Como posso obter o certificado?

As autoridades nacionais são responsáveis pela emissão do certificado. Este certificado poderá ser emitido pelos centros de testagem, autoridades de saúde ou, diretamente, através de um portal de saúde online.

O certificado pode ser digital, guardado num dispositivo móvel, ou em papel. Ambas as versões terão um Código QR que contém informações essenciais e uma assinatura digital, para garantir a autenticidade do mesmo.

Isto significa que, mesmo não estando vacinado, posso viajar para outro país da UE?

Sim. O Certificado Digital Covid da UE deverá facilitar a livre circulação dentro da UE, mesmo que não esteja vacinado. Isto porque comprovará os resultados dos testes exigidos para entrar em determinado país.

Como sei que o certificado é verdadeiro?

  • O Certificado Digital Covid da UE inclui um código QR com uma assinatura digital para impedir falsificações;
  • Quando o certificado é inspecionado, o código QR é digitalizado e a assinatura verificada;
  • Cada organismo emissor (por exemplo, hospital, centro de testagem, autoridade de saúde) tem a sua própria chave de assinatura digital. Todas estas chaves estão registadas numa base de dados segura em cada país.

 

Ler mais

Mais sobre

Férias , Viagens

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais