Emergência energética: Saiba onde e quanto pode abastecer de combustível

Entre 11 e 21 de agosto haverá limites máximos de abastecimento em todos os postos de abastecimento do País.
Artigo atualizado a 09-08-2019

O Governo declarou, esta sexta-feira, dia 9 de agosto, situação de crise energética e impôs limites ao abastecimento de combustível. Estas medidas de restrição entram em vigor no domingo, 11 de agosto, e estendem-se até 21 de agosto.

Segundo comunicado emitido pelo executivo de António Costa, estas imposições de caráter excecional têm como objetivo “garantir os abastecimentos energéticos essenciais à defesa, ao funcionamento do Estado e dos setores prioritários da economia, bem como à satisfação dos serviços essenciais de interesse público e das necessidades fundamentais da população”.

Assim, a partir das 23h59, do dia 11 de agosto, o Governo acautela os níveis de combustível nos postos de abastecimento integrados na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA). Este conjunto de postos de abastecimento destina-se a assegurar o abastecimento de combustível às entidades definidas como prioritárias e veículos equiparados. Há dois tipos de postos de abastecimento que integram a REPA:

  • Exclusivos. Onde apenas podem abastecer as entidades definidas como prioritárias. Estes postos devem estar inequivocamente assinalados.
  • Não exclusivos. Onde podem abastecer veículos prioritários, veículos equiparados e o público em geral. No entanto, estes postos ficam obrigados a reservar pelo menos uma unidade de abastecimento (para cada tipo de combustível) para uso exclusivo das entidades prioritárias e veículos equiparados. Existem, ainda, limites à quantidade de combustível que o público em geral pode abastecer.

Quais são os limites colocados ao abastecimento de combustível ao público em geral?

  • Máximo de 15 litros de gasóleo ou gasolina, nos postos não exclusivos que integram a REPA, independentemente de ser veículo ligeiro ou pesado;
  • Máximo de 25 litros de combustível para veículos ligeiros, nos postos de abastecimento fora da REPA;
  • Máximo de 100 litros de combustível para veículos pesados, nos postos de abastecimento fora da REPA.

Como saber quais são os postos de combustível REPA?

Ao todo, são 374 os postos de combustível integrados na REPA, dos quais 54 são exclusivos para veículos prioritários e equiparados e 320 para o público em geral.

Os postos de abastecimento que fazem parte da REPA estão disponíveis no site da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) e em todos os postos de abastecimento do país. Para saber qual é o posto mais perto de si, consulte a listagem disponível no site da ENSE. Faça o download aqui.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais