< Voltar à página de Gestão Diária

Feriados, fins de semana prolongados e pontes: quando calham em 2020?

Já sabe em que dias calham os feriados e quais as possibilidades de fins de semana prolongados e pontes em 2020? Descubra, neste artigo, todas as pausas laborais que o novo ano lhe reserva.

Próximo do final do ano, repete-se o mesmo o exercício: analisar o calendário para ver em que dias calham os feriados  e esperar que não coincidam com o sábado ou domingo. O ideal é que aconteçam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, de modo a proporcionarem fins de semana prolongados ou as chamadas pontes. E em 2020, como é que se posicionam os feriados?

Feriados

Obrigatórios

Em 2020, dos 13 feriados oficiais, quatro calham ao sábado ou ao domingo. São os casos dos feriados da Páscoa (12 de abril), do Dia da Liberdade (25 de abril), da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) e do Dia de Todos os Santos (1 de novembro). Os restantes feriados distribuem-se pelos outros dias da semana:

  • Segunda-feira: Implantação da República (5 de outubro)
  • Terça-feira: Restauração da Independência (1 de dezembro) e Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro)
  • Quarta-feira: Dia de ano Novo (1 de janeiro) e Dia de Portugal (10 de junho)
  • Quinta-feira: Corpo de Deus (11 de junho)
  • Sexta-feira: Sexta-Feira Santa (10 de abril), Dia do Trabalhador (1 de maio) e Natal (25 de dezembro).

Facultativos e municipais

O feriado de Carnaval festeja-se a 25 de fevereiro, uma terça-feira, como sempre. Mas é facultativo. No setor privado, este dia é considerado feriado apenas se a contratação coletiva assim o definir. Já no Estado, o seu gozo depende da decisão do Governo. No entanto, tradicionalmente, é dada tolerância de ponto aos funcionários públicos neste dia.

Em junho, celebram-se os dois feriados municipais mais importantes: Dia de Santo António (13 de junho, sábado, em Lisboa) e Dia de São João (24 de junho, quarta-feira, no Porto).

Os melhores e piores meses

Os meses com mais feriados, em 2020, são abril e dezembro, com três feriados. Pelo contrário, os meses de março e julho são os piores em matéria de feriados. Nesses meses não existem quaisquer feriados.

Fins de semana prolongados

São quatro os fins de semana prolongados em 2020. O primeiro é em abril, de 10 a 12 de abril. É o habitual fim de semana prologado da Páscoa.

A segunda oportunidade de fim de semana prolongado surge em maio: de 1 a 3 de maio. Depois, é necessário esperar até outubro para desfrutar de mais um fim de semana prolongado, de 3 a 5 de outubro.

Finalmente, o quarto fim de semana prolongado acontece em dezembro, no Natal, entre 25 e 27 de dezembro.

Pontes

Em 2020, os trabalhadores podem usufruir de quatro pontes. Uma delas é logo em fevereiro, no Carnaval, de 22 a 25 de fevereiro. E coincide com as férias escolares (de 24 a 26 de fevereiro). Para quem tem filhos na escola é uma excelente oportunidade para uma escapadinha em família.

Os feriados de 10 e 11 de junho abrem a porta a mais uma ponte um pouco mais longa, face aos habituais quatro dias. No total são cinco dias seguidos de descanso: de 10 a 14 de junho. Nesta altura, praticamente todos os alunos já se encontram a gozar as tão ansiadas férias grandes. Apenas as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico (do 1º ao 4º ano) ainda estão na escola.

As duas últimas possibilidades de ponte chegam em dezembro, o último mês do ano. A primeira de 28 de novembro a 1 de dezembro, e a segunda de 5 a 8 de dezembro. Mas atenção. Ambas as pontes incluem um dia de aulas, 30 de novembro e 7 de dezembro, respetivamente.

Agora que já sabe quais os feriados, fins de semana prolongados e pontes em 2020, só tem de escolher as melhores pausas para si e a sua família.

 

Ler mais

Mais sobre

Emprego , Férias

Torne-se Associado

Saiba mais