Feriados, fins de semana prolongados e pontes: quando calham em 2022?

Sabe em que dias calham os feriados e quais as possibilidades de fins de semana prolongados e pontes em 2022? Descubra, neste artigo, todas as pausas laborais que o novo ano lhe reserva.
Artigo atualizado a 24-11-2021

Próximo do final do ano, repete-se o mesmo exercício: analisar o calendário para verificar em que dias calham os feriados e esperar que não coincidam com o sábado ou domingo. O ideal é que aconteçam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, de modo a proporcionarem fins de semana prolongados ou as chamadas “pontes”. E em 2022, como é que se posicionam os feriados? Continue a ler este artigo e descubra a resposta.

Feriados em 2022

Nacionais

Em 2022, dos 13 feriados nacionais, apenas quatro coincidem com o sábado ou o domingo. Trata-se dos feriados do Dia de Ano Novo (1 de janeiro), da Páscoa (17 de abril), do Dia do Trabalhador (1 de maio) e do Natal (25 de dezembro). Os restantes feriados distribuem-se pelos dias úteis:

Segunda-feira: Dia da Liberdade (25 de abril) e Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto).

Terça-feira: Dia de Todos os Santos (1 de novembro).

Quarta-feira: Implantação da República (5 de outubro).

Quinta-feira: Corpo de Deus (3 de junho), Restauração da Independência (1 de dezembro) e Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro).

Sexta-feira: Sexta-Feira Santa (15 de abril) e Dia de Portugal (10 de junho).


Municipais e facultativos

Em 2022, o feriado de Carnaval festeja-se a 1 de março, uma terça-feira, como sempre. Mas é facultativo. No setor privado, este dia é considerado feriado apenas se a contratação coletiva assim o definir. Já no Estado, o seu gozo depende da decisão do Governo. No entanto, tradicionalmente, é dada tolerância de ponto aos funcionários públicos neste dia.

Em junho, têm lugar os dois feriados municipais mais importantes: Dia de Santo António (13 de junho, segunda-feira, em Lisboa) e Dia de São João (24 de junho, sexta-feira, no Porto).

Os meses com mais e menos feriados

Os meses com mais feriados, em 2022, são abril e dezembro, com três feriados cada um. Em junho, também se celebram três feriados em alguns municípios, como Lisboa e Porto. Por sua vez, fevereiro, julho e setembro são os meses com menos feriados. Na verdade, nestes meses não há quaisquer feriados.

 

Fins de semana prolongados

São quatro os fins de semana prolongados em 2022, graças aos quatro feriados que ficam “colados” ao fim de semana. Quem trabalha no Porto, tem direito a mais um fim de semana prolongado, num total de cinco.

Os primeiros fins de semana prolongados surgem em abril. São dois e seguidos: de 15 a 17 de abril e de 23 a 25 de abril.

Em junho, há mais um fim de semana prolongado, o terceiro do ano. Acontece de 10 a 12 de junho (ou de 10 a 13 de junho, para quem trabalha em Lisboa e tem direito ao feriado municipal).

Quem trabalha no Porto, pode gozar de um fim de semana prolongado extra em junho. Tem lugar entre 24 e 26 de junho.

O quarto fim de semana prolongado ocorre em pleno verão, de 13 a 15 de agosto.

 

Pontes

Em 2022, existem várias possibilidades de ‘pontes’, como habitualmente. Uma delas é em março, no Carnaval, de 26 de fevereiro a 1 de março, que coincide com as férias escolares (de 28 de fevereiro a 2 de março). Para quem tem filhos na escola é uma excelente oportunidade para uma escapadinha em família.

O feriado de 16 de junho abre a porta a mais uma ‘ponte’ de quatro dias: de 16 a 19 de junho.

As restantes oportunidades de pontes concentram-se nos três últimos meses do ano. No total, são três pontes:  de 29 de outubro a 1 de novembro; de 1 a 4 de dezembro; e de 8 a 11 de novembro.

 

Descarregue o calendário com os feriados, fins de semana prolongados e pontes em 2022 (PDF).

Agora que já sabe quais os feriados, os fins de semana prolongados e as pontes em 2022, só tem de escolher as melhores pausas para si e para a sua família. Bom descanso!

 

 

 

 

Ler mais

Mais sobre

Emprego , Férias

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais