Calendário de feriados, pontes e fins de semana prolongados de 2024: veja aqui

Saiba como tirar o melhor partido dos seus dias de férias em 2024, tendo em conta os feriados, as pontes e os fins de semana prolongados que o novo ano reserva.
Artigo atualizado a 10-11-2023

Por lei, as férias têm de ser marcadas até 15 de abril, cabendo, em regra, o gozo de 22 dias úteis a cada trabalhador. Mas com a ajuda dos feriados, das pontes e dos fins de semana prolongados é possível rentabilizar os dias de férias. Neste artigo, explicamos como marcar da melhor forma os dias de pausa laboral a que tem direito.

 

Como se posicionam os feriados em 2024?

No novo ano, volta a ser possível gozar 13 feriados obrigatórios. Ao todo, há três feriados que coincidem com o domingo. São eles o Domingo de Páscoa (31 de março), a Restauração da Independência (1 de dezembro) e a Imaculada Conceição (dia 8 de dezembro). Apenas um feriado calha ao sábado: a Implantação da República (5 de outubro). Os restantes distribuem-se pelos cinco dias úteis da semana: Ano Novo (1 de janeiro, segunda-feira), Dia de Portugal (10 de junho, segunda-feira), Dia do Trabalhador (1 de maio, quarta-feira), Natal (25 de dezembro, quarta-feira), Dia da Liberdade (25 de abril, quinta-feira), Corpo de Deus (30 de maio, quinta-feira), Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto, quinta-feira) Sexta-feira Santa (29 de março, sexta-feira) e Dia de Todos os Santos (1 de novembro, sexta-feira).

Aos feriados obrigatórios juntam-se dois feriados facultativos, cujo gozo depende de instrumento de regulamentação coletiva de trabalho ou de contrato de trabalho. Incluem-se nesta categoria a Terça-feira de Carnaval e o feriado municipal da localidade. Em Lisboa, o feriado municipal de Santo António celebra-se a 13 de junho, quinta-feira. No Porto, em Gaia, em Braga e em Almada, o feriado municipal de São João, 24 de junho, é numa segunda-feira.

Quantos fins de semana prolongados pode gozar?

A distribuição dos feriados em 2024 permite usufruir de quatro fins de semana prolongados. O primeiro fim de semana de três dias, surge nos dias 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Os outros três fins de semana prolongados acontecem em março (nos dias 29, 30 e 31), em junho (nos dias 8, 9 e 10) e novembro (nos dias 1, 2 e 3).

E pontes?

O novo ano proporciona apenas três pontes, sendo a primeira em abril (nos dias 25, 26, 27 e 28). A segunda possibilidade de gozar quatro dias seguidos de descanso, marcando apenas um dia de férias, ocorre pouco tempo depois: entre maio e junho (nos dias 30, 31, 1 e 2). Em agosto, nos dias 15, 16, 17 e 18, pode ser aproveitada a terceira e última ponte.

Quem estiver disposto a “gastar” dois dias de férias, poderá usufruir de duas pontes alargadas (de cinco dias), por exemplo, em maio (nos dias 1, 2, 3, 4 e 5) e em dezembro (nos dias 25, 26, 27, 28 e 29).

 

Descarregue aqui o calendário com os feriados, os fins de semana prolongados e as pontes em 2024.

 

Agora que já sabe quais os feriados, os fins de semana prolongados e as pontes que o calendário de 2024 oferece, só tem de escolher as melhores pausas para si e para a sua família. Bom descanso!

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego , Férias

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.