< Voltar à página de Gestão Diária

Passes sociais mais baratos: Quanto vão custar em 2019?

Os preços dos passes sociais vão baixar significativamente a partir do próximo ano. Os novos tarifários poderão permitir uma poupança mensal superior a 100 euros. Saiba quanto vai pagar a menos.

De modo a atrair mais utentes para os transportes públicos, será lançado, em 2019, o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART). Uma medida que se concretiza num apoio de 104 milhões de euros às autoridades de transportes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e das comunidades intermunicipais (CIM).  Pelo menos 60% deste financiamento será aplicado na redução dos tarifários dos passes sociais. Os restantes 40% serão utilizados para melhorar e aumentar a oferta ou criar melhores condições no acesso à rede de transportes coletivos.

Os novos passes sociais deverão ficar disponíveis em abril do próximo ano em todo o país. A fixação dos tarifários caberá às autoridades de transportes de cada área metropolitana e comunidade intermunicipal.

Novos passes sociais nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto

Passe único

Em 2019, haverá dois tarifários: um de 30 euros, dentro do município; e outro de 40 euros, entre os municípios.

Exemplo: Uma família em que dois elementos tenham de comprar o passe social L1 gasta, atualmente, 139,3 euros por mês (69,65 euros por cada título de transporte). A partir de 2019, pagará 80 euros, menos 59,3 euros.

Passe família

Além disso, existirá um ‘passe família’ que, no máximo, custará 80 euros. Significa isto que uma família nunca pagará mais de dois passes sociais. Esta nova modalidade será especialmente vantajosa para as famílias numerosas.

Exemplo: Uma família que tenha de comprar três passes sociais Andante Assinatura (Z8, oito zonas) paga, hoje, 87,10 euros por cada título de transporte. Ou seja, no total desembolsa 261,3 euros por mês. Em 2019, despenderá 80 euros, poupando 181,3 euros.

Passe gratuito dos quatro aos 12 anos

Os menores com idades entre quatro e 12 anos terão acesso gratuito aos passes sociais. Na cidade de Lisboa, estas crianças não pagam para andar nos transportes públicos desde 2017. E em alguns municípios da área metropolitana de Lisboa (Cascais, por exemplo) a gratuitidade dos passes sociais já vai até aos 14 anos.

Ler mais

Saiba mais sobre

Carro e transportes

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.