Já conhece os novos passes sociais (mais baratos)?

Os preços dos passes sociais vão baixar significativamente já em abril. Em alguns casos, os novos tarifários podem permitir uma poupança mensal superior a 100 euros.
Artigo atualizado a 19-03-2019

Para incentivar o uso dos transportes públicos foi lançado, em 2019, o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART). Uma medida que se concretiza num apoio financeiro às autoridades de transportes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e das 21 comunidades intermunicipais (CIM).  Pelo menos 60% do financiamento será aplicado na redução dos tarifários dos passes sociais. Os restantes 40% serão utilizados para melhorar e aumentar a oferta ou criar melhores condições no acesso à rede de transportes coletivos.

A fixação dos tarifários cabe às autoridades de transportes de cada área metropolitana e comunidade intermunicipal.

Novos passes sociais na área metropolitana de Lisboa

A partir de abril, já pode adquirir o Navegante Municipal e Navegante Metropolitano. No entanto, as versões “família” só estão disponíveis a partir de julho.

Navegante Municipal – 30 euros

Preço: 30 euros.
Onde pode usar: Com este passe, pode utilizar qualquer transporte público dentro de 1 dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
Quem pode utilizar: Uma pessoa (titular do Navegante Municipal).
Válido: Para todos os serviços de transporte público.
Prazo: Do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Exemplo: Uma pessoa que tenha o Navegante Municipal para o município de Lisboa,  pode utilizar este passe social para se deslocar dentro desta cidade. No entanto, já não pode utilizar este título se pretender deslocar-se para Cascais.

Navegante Municipal Família – 60 euros

Preço: 60 euros (independentemente da dimensão do agregado familiar);
Quem pode utilizar: Todo o agregado familiar, desde que tenham residência comprovada no município em causa.
Válido: Para todos os serviços de transporte público de um município.
Prazo: Do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Exemplo: Uma família de 4 pessoas, com mais de 12 anos, que adquiram o Navegante Municipal Família para o município de Lisboa, podem deslocar-se com este passe social, sem limites, dentro desta cidade. No entanto, já não podem utilizar este título se pretender deslocar-se para Cascais.

Navegante Metropolitano – 40 euros

Preço: 40 euros
Quem pode utilizar: Uma pessoa (titular do Navegante Metropolitano).
Válido: Em todos os serviços de transporte público, em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa.
Prazo: Do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Exemplo: Uma pessoa que viva em Oeiras e trabalhe em Lisboa, pode utilizar o Navegante Metropolitano para deslocar-se entre estes dois municípios, utilizando qualquer operador do serviço público de transporte.

O passe Navegante Metropolitano tem duas variantes:

  • Navegante 12 (gratuito). Os menores de 12 anos, podem utilizar todos os serviços de transporte público, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, sem pagar. Este título é válido até ao último dia do mês em que a criança faz 13 anos.
  • Navegante + 65 (20 euros). Os maiores de 65 anos, reformados e pensionistas, podem utilizar todos os serviços de transporte público, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

Navegante Metropolitano Família – 80 euros

Preço: 80 euros
Quem pode utilizar: Todo o agregado familiar, desde que tenham residência comprovada num município da área metropolitana de Lisboa.
Válido: Em todos os serviços de transporte público, em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa.
Prazo: Do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Exemplo: Uma família de 4 pessoas, com mais de 12 anos, que adquiram o Navegante Metropolitano, podem deslocar-se com este passe social, sem limites, dentro da área metropolitana de Lisboa.

Atenção

O Navegante Metropolitano ou Municipal Família é exclusivo para agregados familiares com residência comprovada num dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa. Para mais informações, leia o artigo “AML: como funcionam e quanto custam os novos passes Navegante?”

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais