Universitários: conheça o desconto no passe sub23

A partir deste ano letivo, todos os estudantes universitários têm acesso a um desconto no passe social. Conheça-o.

No ano letivo 2017/2018, todos os alunos matriculados no ensino superior, que tenham até 23 anos, têm direito a um desconto de 25% na compra do passe sub23 – um passe social para estudantes universitários. Esta redução no preço será atribuída independentemente da condição económica do estudante. Os alunos com carências económicas mantêm a bonificação de 60% sobre o preço de tabela.

Esta medida constava no Orçamento do Estado de 2017, mas só agora foi publicada em Diário da República, e tem efeitos a partir de 1 de setembro de 2017. Trata-se de uma reposição de uma benesse que havia sido retirada em 2012, altura em que este desconto no passe social ficou limitado aos alunos com carências económicas.

O que é o passe sub23?

O “passe sub23” destina-se a estudantes do ensino superior, público ou privado, com idade até aos 23 anos, inclusive. A partir de agora, os descontos atribuídos são os seguintes:

  • 60 % para os estudantes beneficiários da Ação Social no Ensino Superior;
  • 25 % para os restantes estudantes do ensino superior.

Como são calculados os descontos neste passe social?

Os descontos referidos (60% para alunos carenciados e 25% para os restantes) são calculados em relação ao valor da tarifa inteira dos passes mensais em vigor. Nomeadamente os passes intermodais, combinados, de rede ou de linha. O preço final é arredondado aos cinco cêntimos mais próximos.

Por exemplo, um estudante universitário da zona de Lisboa pagará pelo passe “navegante urbano” – válido para a Carris, o Metro e a CP (dentro de alguns limites) por 30 dias – 27,15 euros. Se for beneficiário da Ação Social no Ensino Superior o custo reduz para 14,48 euros. Para qualquer outro cidadão, o preço estipulado é de 36,20 euros.

O que é necessário para obter este desconto?

Para beneficiarem deste desconto, os estudantes devem seguir alguns passos. Nomeadamente:

  • Obter junto do estabelecimento de ensino uma Declaração de Matrícula sub23, que comprove a inscrição do aluno, bem como se é ou não beneficiário da Ação Social Direta no Ensino Superior;
  • Entregar estes documentos na empresa de transporte para emissão do cartão de passe sub23.

Durante quanto tempo é válido o “passe sub23”?

O cartão é válido por um período máximo de quatro anos. A sua validade não pode ultrapassar o último dia do mês em que o titular complete 24 anos de idade.

O cartão tem de ser renovado?

Sim. Se pretende voltar a usufruir do desconto proporcionado pelo “passe sub23” terá de comprovar anualmente o seu estatuto. De acordo com a legislação em vigor, no início de cada ano letivo, é necessário apresentar, no operador de transportes, nova Declaração de Matrícula sub23 do estabelecimento de ensino superior ou declaração comprovativa de que beneficia da Ação Social Direta no Ensino superior.

 

Ler mais

Saiba mais sobre

Carro e transportes , Educação

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.