AUTOvoucher: Como beneficiar do desconto de 10 cêntimos em gasolina?

A partir de 10 de novembro, e até março de 2022, poderá beneficiar de um desconto de 0,10 euros em combustível. Saiba como.
Artigo atualizado a 11-11-2021

O decreto-lei que estabelece um desconto de 0,10 euros (10 cêntimos) por litro no abastecimento de combustível já foi publicado em Diário da República. Trata-se do AUTOvoucher, uma medida transitória e excecional, para fazer face ao aumento do preço dos combustíveis, e que será posta em prática através do Programa IVAucher. Se aderiu ao programa saiba do que se trata e como pode beneficiar do desconto de 10 cêntimos em gasolina.

De que se trata este benefício?

Trata-se de um subsídio mensal, que entra em vigor no dia 10 de novembro e se estenderá até março de 2022.

O benefício corresponde a um reembolso de 10 cêntimos por litro de combustível, num total de 50 litros por mês. Ou seja, por mês, pode obter um desconto de até cinco euros no gasóleo ou na gasolina que, se não gastar, poderá acumular para o mês seguinte.

Como posso beneficiar do desconto de 10 cêntimos em gasolina?

Para obter este subsídio é necessário estar inscrito na plataforma Ivaucher. Se ainda não o fez e pretende beneficiar desta medida, terá de aderir ao programa, colocar o seu número de contribuinte (NIF), nome, email e número de telemóvel. O registo está disponivbel desde o dia 1 de novembro.

A partir do dia 10 de novembro, altura em que entra em vigor o subsídio, poderá dirigir-se a um dos postos de combustível aderentes, que estarão devidamente assinalados com o selo AUTOvoucher, abastecer o automóvel, pagar com o cartão bancário e, dois dias depois, receberá automaticamente na sua conta bancária o valor correspondente aos 0,10 euros por litro.

Recordamos que o subsídio tem o limite máximo de 5 euros por mês, equivalente a 10 cêntimos por 50 litros de combustível.

Nota: Para poder beneficiar deste desconto terá de realizar o pagamento com o cartão bancário associado ao seu número de contribuinte.

O que acontece se não utilizar o AUTOvoucher num determinado mês?

O valor não utilizado num determinado mês transita para os meses seguintes. Ou seja, se num determinado mês não gastar os seus 10 cêntimos por litro, num total de 50 litros, esse valor acumula e pode ser utilizado no futuro.

Como saber quais os postos de combustível que aderiram ao AUTOvoucher?

Só poderá beneficiar do desconto nos postos de combustível que tiverem aderido ao AUTOvoucher. Pode consultar esta lista aqui.

Existe um valor mínimo de abastecimento para beneficiar do desconto?

Não. Segundo o despacho n.º 11020-A/2021, não existe um montante mínimo para ter usufruir do AUTOvoucher.

 

 

Ler mais

Mais sobre

Poupança

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais