Prémio Escolar Montepio

A Fundação Montepio criou o Prémio Escolar Montepio em 2008 e, desde então, tem vindo a distinguir projetos educativos inovadores, orientados para a disseminação de boas práticas e a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem no nosso País.

A iniciativa, que conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, dirige-se a estabelecimentos de ensino público, do 3º ciclo do Ensino Básico, que pretendam apresentar projetos inovadores e de qualidade, em articulação com as diversas áreas de aprendizagem: Matemática, Língua Portuguesa, História, Ciências, Cidadania e Ambiente. O impacto das ideias e conteúdos dos projetos devem replicar as boas práticas junto de toda a comunidade escolar, desde que não tenham sido premiadas nos últimos cinco anos.

Sobre o projeto

“O Prémio Escolar é a prova da nossa crença na capacidade das escolas. Sem uma escola pública a funcionar bem, é impossível vencermos os desafios do futuro. “

António Tomás Correia

“O Prémio Escolar Montepio constitui um estímulo à qualidade das nossas escolas. Representa um importante reconhecimento da competência demonstrada pelas equipas de docentes que se envolvem em estratégias de desenvolvimento da prática educativa e obtém um efetivo progresso nos resultados de aprendizagem.”

Isabel Alçada

“Penso que a originalidade do prémio Montepio está no facto de pretender recompensar escolas públicas que, com meios escassos, fazem projetos fantásticos.”

Henrique Monteiro