Prémio Voluntariado Jovem Montepio

Reconhecer, promover e divulgar o voluntariado jovem

Prémio Voluntariado Jovem

O Prémio Voluntariado Jovem Montepio é uma iniciativa destinada a divulgar o Voluntariado Jovem e as suas atividades, a estimular a apresentação de projetos inovadores ou a apoiar a continuidade de projetos já em curso.

Através da política de responsabilidade social corporativa, o Grupo Montepio e os seus mais de 1 100 colaboradores-voluntários desenvolvem e apoiam inúmeros projetos nas áreas de solidariedade e saúde, ambiente, economia social, educação e formação, destinados a promover a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, pessoas idosas e cidadãos portadores de deficiência.

Sobre a 7.ª Edição

A 7.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio trouxe, este ano, um modelo diferente.

O Prémio Voluntariado Jovem Montepio, que se realizou a 19 e 20 de janeiro, apresentou uma abordagem diferente. Em vez de responderem a um problema social definido previamente, os jovens voluntários foram organizados em equipas e, enviados para uma comunidade carenciada, o Bairro da Serafina / Liberdade, em Lisboa, fizeram face a um novo desafio.

Numa primeira aproximação, a 19 de janeiro, os jovens voluntários estiveram no terreno onde interagiram com a população identificando problemas locais. Posteriormente, os participantes identificaram o que consideraram premente alterar e cada grupo apresentou o seu projeto concreto que tornasse possível as transformações propostas. A Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso, do Porto, foi considerada a vencedora: combater os problemas de isolamento dos mais velhos e promover a comunicação entre gerações foi o problema social que propuseram ajudar a erradicar. Entre as propostas apresentadas contam-se um torneio de futebol, a organização de um peddy-papper, um ciclo de cinema ao ar livre, um festival e uma feira medieval.

O projeto vencedor será implementado, com a ajuda de todos os jovens voluntários que participaram no concurso, ao longo dos próximos 10 meses.

Um dia no bairro da Serafina

Jovens voluntários ficaram a conhecer os cantos à casa no Bairro da Serafina/Liberdade.

Todos ficaram a ganhar nesta edição

“A Fundação Montepio está disponível para financiar todos os projetos que foram apresentados…”

Conheça os vencedores

O Prémio Voluntariado Jovem foi entregue no dia 20 de janeiro, no Centro Comunitário ADM Estrela, em Lisboa.