Outubro 17, 2018

2ª Edição Programa “Criar Valor(ES)”

A segunda edição do Programa “Criar Valor(ES)” tem como objetivo a capacitação de oito IPSS.
Ler mais

Realizou-se no passado dia 8 de outubro, em Viana do Castelo, uma sessão de trabalho da 2ª Edição do Programa Criar Valor(ES), organizada pela Associação de Pensionistas e Reformados de Viana do Castelo.

O encontro contou com a presença da diretora do Gabinete de Responsabilidade Social da Associação Mutualista Montepio, Paula Guimarães, que apresentou o tema “Como captar investidores sociais?”, integrado na linha do Programa Criar Valor(ES).

Criado pela Turnaround Social – Consultoria e Formação do 3º Setor, em parceria com a Fundação Montepio, o Programa “Criar Valor(ES)” visa a adequação de competências de liderança, comunicação, marketing e sustentabilidade, orientadas para a sustentabilidade e criação de valor partilhado nas organizações da economia social.

O ciclo de capacitação, que tem como público-alvo os dirigentes e equipas de direção de oito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Distrito de Braga e de Viana do Castelo, decorre durante nove meses. No período inicial de três meses é apresentado a cada instituição um plano de melhoria e decorridos seis meses, existe um momento de avaliação das medidas implementadas e dos resultados alcançados.

Com esta capacitação, os destinatários adquirirem competências nos seguintes domínios:
– Uma visão mais inovadora, completa e devidamente sistematizada dos fatores de sustentabilidade da organização;
– A (re)definição estratégica de cada organização mediante a apropriação dos fatores de sustentabilidade, evidenciada pela respetiva especificação num plano de ação;
– A concretização de medidas que viabilizam operacionalização dos fatores de sustentabilidade;
– A adoção institucional de um novo modelo de ação estratégica para a sustentabilidade, mediante a respetiva formalização num relatório de gestão de cada instituição.