Maio 6, 2022

Mês do Voluntariado do Grupo Montepio está de regresso

Assinala-se, este mês, o regresso de “Maio, mês do Voluntariado do Grupo Montepio”, com data de arranque agendada para dia 14 de maio. Este ano, a estrutura arranca em moldes diferentes, com equipas de pequena dimensão, formadas a nível local de acordo com a disponibilidade de saúde e profissional dos voluntários, obedecendo a padrões de segurança a que a pandemia da Covid-19 nos obrigou

Ler mais

A 8.ª edição de “Maio, mês do Voluntariado do Grupo Montepio” arranca já no próximo dia 14 de maio, em São Mamede de Infesta, com a construção de uma horta pedagógica/ecológica, em parceria com a Associação Rumo à Vida. Esta iniciativa conta com a participação de sete voluntários do Grupo Montepio e dois associados Montepio.

Segue-se outra iniciativa, a 20 de maio, na qual participarão seis voluntários que, na CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, em Setúbal, confecionarão refeições destinadas a pessoas em situação de sem-abrigo.

Já no dia 27 de maio, está prevista uma ação com início no norte do país, mais concretamente na Póvoa de Varzim, que contará com a presença de sete voluntários. A partir da sede do MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual, os voluntários vão recuperar e limpar as zonas exteriores de 12 casas que servem de apoio aos utentes daquela instituição.

Na mesma data, mas em Viseu, oito voluntários do Grupo Montepio participarão na requalificação da fachada da sede da Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, com pintura de mural alusivo ao Dia da Criança, de modo a proporcionar um ambiente mais saudável e equilibrado em benefício dos funcionários, utentes de serviços e moradores do bairro.  Ainda nesta cidade, realizar-se-ão seis sessões de formação de literacia financeira para crianças ao longo do mês, no Agrupamento de Escolas Grão Vasco que integra a Escola Básica Grão Vasco e a Escola Básica João de Barros.

De regresso a Lisboa, no Bairro Padre Cruz, oito voluntários vão recuperar a sala de atividades e o pátio exterior das traseiras do Espaço Comunitário Rio Tejo, da Crescer a Cores.

O objetivo desta ação, além de relançar as atividades coletivas, é proporcionar maior proximidade entre os voluntários Montepio e os beneficiários das localidades abrangidas pela estratégia de voluntariado com foco territorial.

Sabia que…
O Programa de Voluntariado do Grupo Montepio é um projeto sólido, consistente e coerente que assumiu um papel preponderante no âmbito da responsabilidade social interna, galvanizando esforços de norte a sul do país e afirmando, cada vez mais, a natureza solidária da organização e de quem nela trabalha?

Trata-se de um projeto único que procura criar relações de proximidade mais efetiva com as comunidades locais através das organizações sociais estabelecidas nesses territórios, reforçando a responsabilidade social externa do Grupo Montepio e assumindo-se como um parceiro estratégico, de reconhecido mérito, no desenvolvimento de projetos de intervenção locais.