Outubro 8, 2020

Academia das Ciências homenageia Amália a 13 de outubro

A Academia das Ciências de Lisboa assinala o centenário de nascimento de Amália Rodrigues com uma homenagem em sessão especial, marcada para 13 de outubro, às 15h00, em Lisboa.

Ler mais

Para assinalar o primeiro centenário de nascimento de Amália Rodrigues, a Academia das Ciências de Lisboa decidiu dedicar-lhe uma homenagem em sessão especial.
Considerada uma das maiores cantoras mundiais do século XX, Amália, que foi muito mais do que uma fadista, tornou-se um símbolo ímpar da cultura e da identidade portuguesas, permitindo ao Fado ser considerado património imaterial da humanidade.

Cumprindo os objetivos culturais que a norteiam, a Academia das Ciência de Lisboa promove, assim, uma sessão solene em honra de Amália Rodrigues, no próximo dia 13 de outubro, a partir das 15 horas. A sessão, que é aberta ao público mediante a utilização de máscara e através de inscrição prévia, será também transmitida na internet para vários países de língua portuguesa, através da plataforma Zoom.

Esta sessão especial será conduzida pelo Presidente da Classe de Letras, Jorge Barbosa Gaspar, e terá como oradores os académicos Guilherme d’Oliveira Martins, Manuel Alegre, António Valdemar e Fernando Dacosta, e os convidados Professor Doutor Rui Vieira Nery e Frederico Santiago, autor de trabalhos de descoberta, recuperação e edição de gravações inéditas da artista.

No final, Frederico Santiago proporcionará a audição de alguns desses inéditos, e Manuel Alegre revelará o ensaio de uma gravação (não editada) de Amália com versos seus.

Sessão especial de homenagem a Amália | 13 de outubro | 15h00
Inscrições para assistir online aqui.

Inscrições presenciais aqui.

Saiba mais sobre a sessão especial de homenagem a Amália aqui.

Conheça as atividades agendadas para outubro aqui.