Julho 30, 2018

Alzheimer Portugal lança campanha nacional “Amigos na Demência”

A Alzheimer Portugal lança hoje, 30 de julho, Dia Internacional da Amizade, a campanha “Amigos na Demência”. Uma iniciativa pioneira que visa mudar a forma como o país pensa, age e fala sobre a demência. Como? Combatendo o desconhecimento e o estigma que existe em relação às pessoas com demência e aumentando o nível de consciencialização sobre esta condição.
Ler mais

O lançamento da campanha de sensibilização “Amigos na Demência” – que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio de um conjunto alargado de parceiros de referência, como a Associação Mutualista Montepio e a Fundação Montepio – é assinalado, esta segunda-feira, com ações em várias praias e cidades portuguesas, 21 locais no total, em todos os distritos de Portugal Continental e Arquipélagos da Madeira e Açores. Colaboradores e voluntários da associação terão a missão de convidar as pessoas a tornarem-se amigos na demência.

A demência e os seus desafios em Portugal

Perda de memória, dificuldades de raciocínio de resolução de problemas, alterações da linguagem, do humor ou do comportamento. Estes são os principais sintomas da demência. Uma condição que afeta sobretudo pessoas mais velhas, mas que não faz parte do envelhecimento normal. Integrada no movimento global “Dementia Friends”, implementado em 17 países em todo o mundo, a campanha “Amigos na Demência” assume-se como uma iniciativa “positiva e inclusiva”, que visa demonstrar que “é possível viver melhor com demência e que a pessoa é muito mais do que a demência”, explica a associação Alzheimer Portugal em comunicado.

“Queremos ajudar os portugueses a compreenderem como é que a demência afeta as pessoas e contribuir para alterar comportamentos que tornem a sociedade mais amiga das pessoas com demência”, esclarece José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal, no mesmo comunicado.

Segundo os resultados do “European Dementia Monitor 2017” da Alzheimer Europe, Portugal apresenta pontuação zero quanto à inclusão e às iniciativas amigas das pessoas com demência, pelo facto de não ter implementado qualquer ação desta natureza até à data. Uma realidade que a Alzheimer Portugal pretende alterar com esta campanha.

O que é ser amigo na demência?

“É aprender um pouco mais sobre a demência e transformar essa aprendizagem em ação. Estas ações podem ser tão simples como não usar as expressões ‘demente’ ou ‘demenciado’ quando nos referimos a uma pessoa com demência, consciencializar os nossos familiares e amigos sobre os desafios que as pessoas com demência enfrentam, ou incentivá-los a tornarem-se amigos na demência”, defende Tatiana Nunes, Coordenadora do Departamento de Relações Públicas da associação.

Quer ser amigo?

Para ser “Amigo na Demência” é simples, basta seguir quatro passos:

  1. Aceder a www.amigosnademencia.org;
  2. Registar-se;
  3. Visionar o vídeo para aprender um pouco mais sobre a demência;
  4. Comprometer-se com uma ação, preenchendo o formulário de compromisso.

Sobre a Alzheimer Portugal

Com mais de de 11 000 associados em todo o país, a Alzheimer Portugal dedica-se a promover a qualidade de vida das pessoas com demência, dos seus familiares e cuidadores. Dois dos projetos da associação – “Cuidar Melhor” e “Café Memória” – contam com o apoio da Fundação Montepio.