Janeiro 22, 2018

AMM apresenta ‘Royal Fado’ de Yolanda Soares

O concerto "Royal Fado" de Yolanda Soares, com data marcada a 3 de março no Coliseu do Porto, conta com o apoio da Associação Mutualista Montepio.
Ler mais

Em “Royal Fado” Yolanda Soares junta-se à ex-harpista da Casa Real de Inglaterra, num trabalho inspirado nos fados de Amália Rodrigues. Não perca um concerto que ultrapassa as fronteiras do tradicional, quebra os conceitos estanques e abrange universos generalizados.

Os associados, e acompanhante, beneficiam de 20% de desconto na bilheteira do Coliseu do Porto.

Yolanda Soares recria alguns fados Amalianos dando-lhes o carácter romântico da ópera e acrescentando sonoridades da “World Music” (Flamenco, Tango, Oriental etc…). Reconhece-se nesta artista a capacidade de criar, inovar e trazer surpresa aos seus projetos. Sendo cantora de profissão, Yolanda é também uma autora e compositora que gosta de fusões musicais e artísticas, servindo-se da sua base assente na música clássica e no canto lírico, para “tocar” outros universos musicais.

“Royal Fado” é isso mesmo. Uma inspiração artística e musical que começa no Fado, envolvido de música clássica e ainda ornamentado com estilos da “World Music”. Onde o Fado é Rei inspirando tudo o resto.

O convite a Claire Jones, ex-harpista da Casa Real de Inglaterra, teve origem na vontade de Yolanda Soares em abordar os Fados de Amália utilizando a harpa como instrumento “chave”, sempre com o objetivo de unir o Fado a uma linha de época mais romântica e também ao universo “World Music”.

Oriunda do País de Gales (ao qual a harpa está muito associada), Claire Jones, conceituada artista, concede o toque de romantismo e nobreza pretendido, que juntamente com a guitarra portuguesa de Custódio Castelo e os arranjos do percussionista e compositor Chris Marshall, acrescenta aos Fados Amalianos uma sonoridade única.