Abril 24, 2018

AMM celebra 44 anos da Revolução de abril com ciclo de debates

O espaço atmosfera m Lisboa acolheu, nos dias 21 e 23 de abril, dois colóquios que reuniram um elenco de conhecidos oradores-convidados, para assinalar o 44.º aniversário do 25 de abril de 74.
Ler mais

Militares, escritores, jornalistas, cineastas, artistas, entre outros, estiveram entre as dezenas de pessoas que marcaram presença, nos dias 21 e 23 de abril, no espaço atmosfera m Lisboa para celebrar os 44 anos da “Revolução dos Cravos” e as profundas transformações ocorridas em Portugal desde então.

A inauguração da exposição de fotografia “A Liberdade passou por aqui”, da autoria de Alfredo Cunha, precedida pela interpretação de uma canção de abril pela voz de Hélder Moutinho, abriu as comemorações do programa de iniciativas organizadas pela Associação Mutualista Montepio, a 21 de abril. O portfólio de Alfredo Cunha apresenta um conjunto de retratos datados de abril de 1974, representativo de parte dos 40 rolos fotográficos utilizados pelo autor para registar a manhã e a tarde do dia 25 de abril de 1974, na qualidade de fotógrafo do então jornal “O Século”.

A tertúlia “Protagonistas da Revolução” serviu de mote para uma reflexão aprofundada sobre os valores da liberdade, conquistados no dia da Revolução. No debate, que contou com a participação do Coronel Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de abril, de José Manuel Barroso, jornalista, de Maria Antónia Palla, jornalista e com a moderação de António de Sousa Duarte, biógrafo de Salgueiro Maia, recordaram-se as últimas horas do dia 24 de abril de 1974 e como foram vividos os primeiros momentos do dia seguinte. No encontro discutiu-se, igualmente, como Portugal mudou desde a implantação da Democracia em 25 de abril de 1974 até aos dias de hoje, nas mais diversas áreas da sociedade.
Para finalizar Hélder Moutinho cantou, num concerto intimista, conhecidos temas da época da Revolução a que se juntaram em uníssono, todos quantos assistiram à atuação do fadista.

A 23 de abril, a importância da palavra, as conquistas da Revolução e a necessidade de dar continuidade à luta pela liberdade foram temas dominantes na tertúlia “Arte, palavra e liberdade de expressão: proibido vs permitido”.

Com moderação de António de Sousa Duarte, esta a tertúlia contou com a participação de António Pedro Vasconcelos, cineasta, Sérgio Moura Afonso, ator, Ana Margarida Carvalho, escritora, e Mariza Liz, vocalista dos Amor Electro. As suas visões no cinema, no teatro, no jornalismo e na música serviram de mote para o debate sobre a importância da liberdade de expressão nas artes, bem como a sua influência no 25 de abril.

Na próxima quinta-feira, 26 de abril, às 18 horas, empreendedores e empresários discutirão e partilharão visões de presente e de futuro para um país que, em 1974, deu início à última grande vaga de democratização na Europa e que hoje se assume como melhor destino turístico do mundo.

Conheça o Programa:

26 ABRIL | “Da cauda da Europa a país em voga – 44 anos de transformação” | 18h00

Oradores-convidados: Miguel Fontes (Diretor da Startup Lisboa), Mariana Duarte Silva (Fundadora do Village Underground), Álvaro Covões (Empresário). Moderação: Maria João Vieira Pinto (Diretora da revista Marketeer).