Julho 18, 2017

Associação Mutualista na vice-presidência da Associação Internacional das Mutualidades

Associação Mutualista Montepio (AMM) assume vice-presidência da Associação Internacional das Mutualidades (AIM), ficando responsável pelos pelouros do Mutualismo e da Economia Social.
Ler mais

A Associação Mutualista Montepio foi eleita para a vice-presidência da Associação Internacional das Mutualidades (AIM), organização que representa as instituições que, em todo o mundo, se regem pelos princípios da solidariedade e do mutualismo, ficando responsável pelos pelouros do Mutualismo e da Economia Social.

“É o reconhecimento institucional do trabalho da Associação Mutualista Montepio. Temos a possibilidade de fazer parte, desde a primeira hora, das ações de promoção e defesa da nossa própria natureza mutualista, do nosso modelo”, explica Pedro Bleck Silva, a quem caberá a representação da AMM, em nome do Conselho de Administração da mutualidade.

A eleição da Associação Mutualista Montepio, que será vice-presidente em representação dos países europeus com menos de 10 milhões de membros associados, foi acolhida por unanimidade. A Associação foi ainda reconduzida na presidência do Grupo de Trabalho Mutual Values, que tem a seu cargo a defesa e promoção do modelo mutualista a nível internacional e, com grande ênfase, junto das entidades europeias.

Dirigida por um Conselho de Administração alargado, no qual todos os membros efetivos têm direito de voto ponderado e de onde é eleito um Executive Board, a AIM tem como missão a promoção e defesa dos interesses das instituições suas associadas, através da consciencialização da União Europeia para o modelo mutualista.

Uma associação, 64 membros
Sediada em Bruxelas, na Bélgica, a AIM representa, a nível internacional, 64 organizações mutualistas, organizações democráticas sem fins lucrativos e que se regem pelo princípio da solidariedade.

Liderada desde 2014 por Christan Zahn, em representação da mutualidade alemã VDEK – que proporciona seguros de saúde a mais de 28 milhões de pessoas – a AIM representa mais de 30 países da Europa, África e América do Sul. Só na Europa, a AIM representa mais de 160 milhões de cidadãos.

Segundo Pedro Bleck da Silva, a AIM pretende, a curto prazo, incrementar as intervenções públicas e da economia social, essencialmente na União Europeia, de forma a obter-se o reconhecimento político e legal. Outro dos objetivos é desenvolver uma ligação especial com as associadas de África e da América do Sul, como forma de apoio à consolidação do movimento mutualista nestas regiões.

A próxima Assembleia Geral da AIM realiza-se no Luxemburgo, em junho de 2018, e o próximo Conselho de Administração alargado tem data marcada para novembro deste ano, em Roma, Itália.