Novembro 19, 2019

Associados aprovam proposta de alteração de estatutos em Assembleia Geral

Associados aprovam proposta de alteração de estatutos por larga maioria
Ler mais

Os associados da Associação Mutualista Montepio Geral (AMM) reuniram ontem, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para votar a proposta de alteração parcial dos Estatutos, aprovada por larga maioria, em linha com o novo Código das Associações Mutualistas. 98% dos associados presentes na reunião magna decorrida votaram a favor da proposta que altera o atual modelo de governação.

Neste ponto da Assembleia Geral, António Tomás Correia, Presidente da Associação Mutualista Montepio, propôs um voto de louvor à comissão que elaborou a revisão de estatutos – composta por Manuel Porto, Pedro Sameiro, Alípio Dias, António Menezes Rodrigues e António Gaio –, tendo este sido aprovado pelos associados presentes.

De acordo com a proposta de novos estatutos apresentada em Assembleia Geral a Associação Mutualista Montepio integrará quatro órgãos sociais mantendo-se a Assembleia Geral, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal, sendo criada a Assembleia de Representantes. Extingue-se, assim, o Conselho Geral.

A Assembleia de Representantes é o novo órgão social obrigatório pelo novo Código das Associações Mutualistas para mutualidades com mais de 100 mil associados. Segundo os estatutos ontem aprovados será composto 30 elementos.

A reunião magna, que terminou ontem por volta da meia-noite, aprovou ainda a nomeação de uma Comissão Especial para a elaboração de um Regulamento Eleitoral dedicado à regulamentação eleitoral dos Órgãos e Cargos Associativos.