Abril 13, 2018

Atmosfera m celebra “44 anos de Liberdade, juntos por abril”

O espaço atmosfera m Lisboa acolhe nos dias 21, 23 e 26 de abril, diversas iniciativas dedicadas a assinalar o 44.º aniversário do 25 de abril de 74.
Ler mais

A Associação Mutualista Montepio associa-se às Comemorações dos 44 anos da Revolução de Abril, com um programa de iniciativas que visam celebrar e refletir sobre as profundas transformações que o acontecimento provocou em Portugal

O programa inclui a exposição de fotografia “A Liberdade passou por aqui”, da autoria de Alfredo Cunha, e um ciclo de tertúlias com o objetivo de recordar e debater o papel dos protagonistas da Revolução, a temática da Liberdade de Expressão, incluindo ainda uma reflexão sobre as profundas transformações ocorridas na sociedade portuguesa desde a revolução dos cravos.

A entrada é livre
atmosfera m Lisboa | Rua Castilho, n.º 5

Consulte o Programa:

21 abril
17h00 Inauguração da exposição fotográfica “A Liberdade passou por aqui”, de Alfredo Cunha
18h00 Tertúlia “Protagonistas da Revolução” com Vasco Lourenço (Presidente da Associação 25 de abril), José Manuel Barroso (Político), Maria Antónia Palla (Jornalista) e moderação de António de Sousa Duarte (Biógrafo de Salgueiro Maia)
19h00 Canções de abril, pela voz de Hélder Moutinho

23 abril
18h00 Tertúlia “Arte, palavra e liberdade de expressão: proibido vs. permitido”, com António Pedro Vasconcelos (Cineasta), Sérgio Moura Afonso (Ator), Ana Margarida Carvalho (Escritora), Mariza Liz (Vocalista dos Amor Electro) e moderação de Ana Sá Lopes (Diretora Adjunta Executiva do Jornal i)

26 abril
18h00 Tertúlia “Da cauda da Europa a país em voga – 44 anos de transformação” com Miguel Fontes (Diretor da Startup Lisboa), Mariana Duarte Silva (Fundadora do Village Underground), Álvaro Covões (Empresário) e moderação de Maria João Vieira Pinto (Diretora da revista Marketeer)

Saiba mais sobre Alfredo Cunha
Alfredo Cunha nasceu em Celorico da Beira, em 1953. Em 1971 começou a trabalhar no jornal “Notícias da Amadora” e em 1972 no jornal diário “O Século” e na revista “O Século Ilustrado”. Em 1974 realizou a sua primeira grande reportagem sobre o 25 de Abril e participou na exposição Portugal Livre. Foi fotógrafo dos Presidentes da República António Ramalho Eanes e Mário Soares.

“A Liberdade passou por aqui” reúne fotografias de 1974 que representam uma parte dos 40 rolos que o fotógrafo gastou na manhã de quinta-feira de 25 de abril de 1974, enquanto fotógrafo do jornal «O Século” na reportagem do primeiro dia da revolução, na cidade de Lisboa.