Outubro 18, 2021

Atmosfera m Lisboa acolhe exposição do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo

A Exposição do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) terá entrada gratuita, a partir do dia 21 de outubro, no espaço atmosfera m, na Rua Castilho, em Lisboa, das 9 às 19 horas.

Ler mais

No âmbito das comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Atletismo a Exposição do Centenário da FPA inaugura, a 20 de outubro, no espaço atmosfera m de Lisboa e estará patente até 20 de novembro, proporcionando uma viagem pelas memórias da modalidade, da instituição e dos seus protagonistas.

Através de fotografias, réplicas, objetos, artigos e documentos, os visitantes ficarão a saber mais sobre as primeiras provas realizadas no final do século XIX e primeiras décadas do século XX que levaram à fundação, em 1921, da Federação Portugueza de Sports Athleticos (FPSA), entidade que em 1929 adotou a atual denominação: Federação Portuguesa de Atletismo. Recordam-se ainda os recordes mundiais portugueses, com início em Fernando Mamede (recordista mundial de 10 000 metros); a primeira prova de marcha atlética (1976), em Urgeiriça; e o primeiro Campeonato Mundial de Cross realizado em Portugal (com o triunfo de Carlos Lopes).

A mostra assinala também as vitórias do atletismo adaptado, recordando os 17 títulos paralímpicos conseguidos pela modalidade, nomes que somam ao conjunto de cerca de 800 medalhas alcançadas em todas as grandes competições.