Maio 3, 2021

Atmosfera m Lisboa acolhe lançamento de “Isto não é uma invenção, ecoansiedade e o futuro do planeta”

No próximo dia 27 de maio, o espaço atmosfera m Lisboa acolhe o lançamento de “Isto não é uma invenção, ecoansiedade e o futuro do planeta”, uma obra integrada no Festival Mental.

noticia-festival-mental (1)
Ler mais

Sendo a literatura uma arma fundamental na promoção da saúde mental, o Festival Mental, que nasceu em 2017 para combater a iliteracia sobre a saúde mental, lança todos os anos um livro sobre a alçada da chancela Mental.

A obra selecionada este ano, “Isto não é uma invenção, ecoansiedade e o futuro do planeta” da autoria de Paulo Vieira de Castro, será apresentada a 27 de maio, pelas 18h30, no espaço atmosfera m Lisboa. Além da presença do autor do livro, o evento contará com João Gata, membro da organização do Festival Mental, e Ana Pinto Coelho, editora do Festival.

 

Sinopse da obra

Ter consciência do despreparo humano perante a inevitabilidade de uma profunda crise climática e ambiental, em termos planetários, sugere uma especial reflexão em torno de áreas até agora pouco atendidas, como será o caso da ecopsicologia. As doenças somaterráticas e psicoterráticas. O luto ecológico. O síndrome de deficit de natureza. A nostalgia, a saudade e a solastalgia ecológica. O síndrome do despertar ecológico. A Ecoansiedade. Interessando, a esta dimensão do problema, atender à relação entre o sofrimento ambiental, cada vez mais sentido entre muitos de nós, e às soluções encontradas para a resolução de tais adversidades.

A convite do Festival Mental, esta obra pretende alertar para aquele que será o próximo flagelo global. A pandemia da desesperança: a ecoansiedade. E, consequentemente, a grande depressão verde.