Novembro 26, 2024

“BLIND SPOT”, de Inês Tique, em exposição no atmosfera m Lisboa

A exposição de pintura e instalação “BLIND SPOT”, da artista Inês Tique, inaugura a 5 de dezembro, no atmosfera m Lisboa. Junte-se a nós!

Ler mais

Inspirada na galeria expositiva do espaço atmosfera m, a artista Inês Tique intitulou esta mostra de “Blind Spot”. O ritmo, o movimento e o dinamismo do seu layout conduziu-a para uma instalação urbana, na qual a natureza humana coexiste e as obras expostas estabelecem um diálogo progressivo.

Nesta exposição, o espectador é convidado a participar de forma experimental. Os espaços escondidos e fora do seu alcance visual desvendam, de imediato, múltiplas possibilidades, enquanto comunicam uns com os outros de uma forma enviesada.

Em “Blind Spot”, a artista plástica apresenta trabalhos realizados entre 2019 e 2024 e estabelece a ponte entre Portugal e os Estados Unidos da América. A residir atualmente em Nova Iorque, Inês Tique tem patente a exposição individual “Unknown Unkowns”, na Embaixada de Portugal em Washington DC.

As suas obras foram pintadas de forma intuitiva e orgânica, refletindo uma preocupação constante em estabelecer um entendimento filosófico e analítico entre as relações humanas e a sua interação com a natureza.

Não perca! Dia 5 de dezembro, às 17h00, na Rua Castilho, n.º 5, em Lisboa.

A exposição estará patente até 9 de janeiro de 2025, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Aguardamos a sua visita!

 

Biografia:

Desde cedo, Inês Tique vivenciou o mundo de uma forma global, onde a natureza tem papel preponderante.

Aos 4 anos parte com a sua família para Foz do Iguaçú, no Brasil. Terra vermelha, árvores gigantes e um massivo fluxo de água envolveram-na durante 5 dos seus anos mais formativos. O contacto com pessoas de todo o mundo, aliado ao poder da natureza, num outro continente, criaram a perceção de um mundo repleto de possibilidades.

Foi sempre muito provocativa na forma como explora todos os níveis da natureza humana, constantemente à procura de estabelecer uma relação mais orgânica entre a natureza e os humanos. Acredita que todos nos conectamos, coexistimos e criamos diferentes culturas não só através da linguagem e símbolos, mas também através de objetos e imagens pictóricas.

Completou a licenciatura em Artes Portuguesas no período da expansão portuguesa na ESAD – FRESS, Escola Superior de Artes Decorativas. Estudou pintura no Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual  em Lisboa, na Universidade de Berkeley, na California, e no Art Students League, em Nova Iorque.

De momento, vive e trabalha em Nova Iorque.