Abril 1, 2021

Café Memória comemora 8º aniversário

Café Memória comemora 8.º aniversário e contabiliza perto de 1 000 sessões realizadas.

Ler mais

O Café Memória comemora o seu 8º aniversário depois de um ano em que os encontros presenciais tiveram de ser cancelados. Para fazer face aos obstáculos criados pela pandemia de Covid-19, a rede Café Memória criou uma solução online para tentar reduzir o isolamento social acentuado pelo confinamento e continuar a apoiar as Pessoas com Demência e os Cuidadores e familiares, em todo o país.

Para assinalar esta data, vai ser realizada no próximo dia 3 de abril, das 10h30 às 12h, mais uma sessão do Café Memória Fica em Casa. Para além da comemoração do 8º aniversário da iniciativa, vai ser abordado o tema “Como explicar a Demência às crianças”, com ajuda de uma psicóloga da Alzheimer Portugal. Basta seguir o link.

Desde abril de 2020, os encontros presenciais foram convertidos em sessões digitais. Já foram realizadas 47 sessões online com uma média de 88 participantes. No total, os encontros contaram com mais de quatro mil participações, sendo que 30% das pessoas participaram pela primeira vez nesta versão online do Café Memória.

As sessões semanais, dinamizadas alternadamente por uma das 20 equipas da rede Café Memória, acontecem todos os sábados, às 10h30, e têm uma duração de 1h30. Para participar, basta aceder ao link. Nos encontros são discutidos vários temas relacionados com a demência e assuntos de interesse geral, havendo espaço para a realização de atividades lúdicas e estimulantes.

Saiba mais

A rede Café Memória conta atualmente com 20 espaços físicos preparados para receber os encontros em vários pontos do país. Desde o primeiro encontro, em 2013, já foram realizadas 942 sessões, que contaram com a presença de mais de 4 300 participantes e perto de 16 700 participações.

O Café Memória é uma resposta específica para Pessoas com Demência e respetivos Cuidadores, amigos e familiares, que visa reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

A rede conta com 642 voluntários, que já contabilizam cerca de 27 mil horas de trabalho voluntário ao longo dos anos. É apoiada por 76 parceiros, na maioria locais, e já recebeu cerca de 1 500 convidados.