Março 9, 2023

Café Memória regressa ao atmosfera m Lisboa a 18 março

A 18 de março, entre as 10h e as 12h, o Café Memória regressa ao espaço atmosfera m, em Lisboa para uma sessão dedicada ao tema “Terapia de Reminiscência”
Ler mais

O atmosfera m Lisboa acolhe, no dia 18 de março, uma sessão do Café Memória, iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Alzheimer em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que conta com o apoio da Fundação Montepio.

A sessão será dedicada à “Terapia de Reminiscência” e tem por objetivo desenvolver e estimular a perceção, a atenção e a memória.

Através da recuperação de memórias autobiográficas, esta terapia foca-se em experiências positivas, permitindo uma continuidade entre o passado e o presente ao fazer reviver experiências agradáveis, conquistas e momentos felizes.

O Café Memória, que decorre no terceiro sábado de cada mês, no atmosfera m Lisboa, é um importante suporte prestado ao longo de vários anos às pessoas com demência e cuidadores, beneficiárias desta resposta específica e de base comunitária.

A participação é gratuita e sem necessidade de marcação prévia.

 

Sabia que…

O Café Memória nasceu de uma parceria celebrada entre a Fundação Montepio e três Organizações?

O protocolo celebrado em 2011 entre a Associação Alzheimer, a Fundação Montepio, a Fundação Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde Universidade Católica Portuguesa, a que se juntaram posteriormente a Sonae Sierra e a Lusitania, deu origem ao projeto Cuidar Melhor, que possibilitou a criação do Café Memória.

O projeto mantém o objetivo de promover atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, em contexto informal.