Maio 14, 2019

Candidatos às eleições europeias debateram Europa Social

O Auditório da Associação Mutualista Montepio, na Rua do Ouro, em Lisboa, acolheu na última sexta-feira, dia 10 de maio, a apresentação das conclusões da consulta pública “Vamos construir juntos a Europa Social de amanhã”, projeto que teve como objetivo inquirir os cidadãos europeus sobre o papel da Economia Social e do Mutualismo na construção do modelo social europeu. Em debate, estiveram candidatos às eleições europeias que se realizam já no dia 26 deste mês
Ler mais

Com início marcado para as 14h30, o auditório do edifício-sede da Associação Mutualista Montepio (AMM), acolheu, no dia 10 de maio, a sessão de apresentação dos resultados da consulta pública “Vamos construir juntos a Europa Social de amanhã”, juntamente com um debate que, sob moderação de António Sousa Duarte, reuniu Pedro Mota Soares, do CDS-PP, Paulo de Almeida Sande, do Aliança, António Marinho e Pinto, do PDR, e Carlos Zorrinho, do PS.

Na ocasião, marcaram presença António Tomás Correia, Presidente do Grupo Montepio, Carlos Beato, Virgílio Lima, Idália Serrão e Luís Almeida, administradores da AMM, e Dulce Mota, Presidente do Conselho de Administração Executivo.

Ao longo da tarde, os oradores-convidados, candidatos às eleições europeias partilharam algumas das suas preocupações e ideias sobre a temática do futuro da Europa Social. Paulo de Almeida Sande, do Aliança, lembrou que “a Europa precisa de recuperar a sua coesão social, para além da económica, territorial… Não podemos continuar a assistir a este crescente desequilíbrio entre países, regiões e pessoas”.

Já Pedro Mota Soares, candidato do CDS, realçou, nesta oportunidade, o problema do envelhecimento da população e a forma como a Europa pode enfrentá-lo: “Temos um problema muito sério na demografia, com poucas crianças, e temos de usar muito melhor o dinheiro de Bruxelas para podermos ter serviço social para mais crianças, para podermos ajudar as famílias a terem as crianças que verdadeiramente desejam. Para nós a Europa é efetivamente isto e usar bem o dinheiro de Bruxelas para melhorar a vida dos portugueses é vital”, defendeu.

Recorde-se que esta consulta pública aos cidadãos integrou o movimento europeu com o mesmo nome, com origem na FNMF, Federação Nacional da Mutualidade Francesa, que convidou a Associação Mutualista Montepio para se associar ao projeto, e que também inclui a APM – RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades e a CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, organizações nacionais da Economia Social associadas da Plataforma Europeia de Defesa da Economia Social.

O projeto teve como objetivo inquirir os cidadãos europeus sobre o papel da Economia Social e do Mutualismo na construção do modelo social europeu.