Março 25, 2021

Carta da Diversidade celebra 5 anos de existência em Portugal

Em 2016, em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia na implementação de uma Carta de Diversidade em todos os países pertencentes à União Europeia, Portugal assinala o seu compromisso com uma caminhada conjunta de trabalho e partilha rumo a uma sociedade mais igualitária, diversa e coesa.

Ler mais

A cerimónia da assinatura da Carta da Diversidade realizou-se a 31 de março de 2016, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, com a presença de representantes do Estado Português e de várias Organizações do setor público e privado, que se comprometeram com a iniciativa de promover locais de trabalho mais inclusivos.

A Associação Montepio, uma das instituições presentes, aderiu, através da Fundação Montepio, à assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade. A Instituição assumiu, desta forma, a Diversidade como um imperativo ético e princípio basilar e orientador da sua atuação interna e externa, fazendo parte dos seus valores e da sua identidade institucional.

A Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.

Descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.

Saiba mais aqui.