Julho 23, 2019

Conferência do Dia Mandela e Vidas Ubuntu

No âmbito das comemorações do “Dia Internacional de Nelson Mandela”, a Academia de Líderes Ubuntu organizou, em parceria com o Instituto Padre António Vieira, duas conferências nos dias 17 e 18 de julho, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.
Ler mais

Perpetuar o legado do antigo presidente da África do Sul através do seu exemplo de luta contra a injustiça do apartheid e de qualquer forma de discriminação, é o principal objetivo das celebrações do “Dia Internacional de Nelson Mandela”.
Em Portugal a data foi assinalada com duas conferências, que contaram com a participação da Fundação Montepio, onde se celebrou o 101.º aniversário do nascimento do líder sul-africano e se apresentou o projeto “Escolas Ubuntu”.
“Eu sou porque tu és”, é esta a filosofia africana, de origem bantu, que exalta a relação entre o indivíduo e a comunidade, que inspirou Nelson Mandela na sua política de reconciliação nacional e que permitiu pacificar a África do Sul, sarando as feridas de séculos de divisões.

Saiba mais

O projeto “Escolas Ubuntu” tem como missão fomentar o fortalecimento da cultura democrática e a participação cívica de estudantes entre o 12 e os 18 anos de contextos vulneráveis, através da filosofia Ubuntu de formação de líderes servidores. Ao capacitar estes jovens para a promoção da cidadania, do diálogo, da promoção da paz e justiça social, pretende-se habilitá-los para se transformarem em agentes de mudança ao serviço das suas comunidades. O projeto estará presente em 14 agrupamentos de escolas TEIP (Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e em dois centros educativos da cidade de Lisboa. As “Escolas Ubuntu” envolverão mais de 2 200 alunos nos próximos três anos.