Março 31, 2017

Contas da Associação Mutualista Montepio aprovadas por larga maioria

Foram ontem aprovadas, por 95,8% dos associados, as contas individuais da Associação Mutualista Montepio referentes ao exercício de 2016, que apresentaram um resultado líquido positivo de 7,4 milhões de euros.
Ler mais

A reunião magna realizada no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, acolheu a participação ativa de mais de 1 400 associados que votaram favoravelmente os pontos incluídos na Ordem de Trabalhos.

Ordem de TrabalhosVotos a favorVotos contra
1. Deliberar sobre o Relatório e Contas Consolidadas, bem como sobre o Parecer do Conselho Fiscal, referente ao exercício de 2015
92,4%7,6%
2. Deliberar sobre o Relatório e Contas Individuais, bem como sobre o Parecer do Conselho Fiscal, referente ao exercício de 2016
95,8%4,2%
3. Deliberar sobre as propostas de aplicação de resultados
95,8%4,2%
4. Apreciar o Relatório da Atividade do Conselho Geral, relativo ao exercício de 2016
98,5%1,5%
5. Apreciar o Relatório da Atividade da Comissão de Vencimentos, relativo ao exercício de 2016
98,8%1,2%

Para António Tomás Correia, presidente do Montepio Geral – Associação Mutualista, a elevada participação de associados nesta Assembleia Geral representa “uma prova inequívoca do interesse, motivação e envolvimento dos associados com esta instituição, que tiveram também a oportunidade de ver esclarecidas todas as suas dúvidas sobre temas relacionados com a vida associativa”, acrescentando que “as conclusões da Assembleia Geral são uma manifestação de coesão e de afirmação da Associação Mutualista Montepio como instituição incontornável da Economia Social e da sociedade portuguesa.”

No encerramento dos trabalhos, Vítor Melícias, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, enalteceu a forma como estes decorreram e sublinhou que, com o resultado obtido, ficou demonstrada a força de uma instituição mutualista com mais de 176 anos de vida.

Recordando as palavras de Cícero Galvão, impulsionador do mutualismo em Portugal, Vítor Melícias afirmou “O mutualismo não morreu. O mutualismo não morrerá.”