Março 31, 2020

Covid-19 | A saúde mental

O novo Coronavírus veio impor às sociedades uma nova rotina, sem dar tempo para que se adaptassem à mudança. Sobretudo, trouxe uma ameaça invisível com a qual temos enorme dificuldade em lidar. Medo, tristeza, ansiedade, stress ou revolta são apenas algumas das emoções que acarreta, pelo que é essencial munirmo-nos de um conjunto de ferramentas que nos permitam cuidar da nossa saúde mental. A Ordem dos Psicólogos, parceiro da Associação Montepio, desenvolveu um plano de ação que ajudará a cuidar de si.
Ler mais

A saúde mental em Portugal é um tema que há muito preocupa governantes e especialistas. E num momento como o atual, esta temática assume ainda maior relevância. Na verdade, enfrentamos um desmantelar abrupto das rotinas dos indivíduos e da sociedade, com efeitos económicos nefastos no seio das famílias, e estes são motivos suficientes para que nos sintamos mais frágeis e, por vezes até, perdidos. Medo, tristeza, ansiedade, nervosismo, entre outros, são apenas alguns dos estados emocionais negativos a que estamos expostos. Não são sinais de fraqueza ou de cobardia, mas antes sentimentos comuns à maioria dos portugueses e que não devem ser ignorados nem minimizados.

A Ordem dos Psicólogos, parceiro da Associação Montepio, desenvolveu um plano de ação para ajudar a cuidar do bem-estar emocional e a lidar melhor com o momento singular que vivemos, protegendo assim, também, a sua família.
Lembre-se: em breve retomaremos à normalidade.

Conheça aqui o plano da Ordem dos Psicólogos.