Maio 13, 2020

Covid-19 | Regresso progressivo à rotina

As circunstâncias provocadas pela pandemia Covid-19 não se traduzem exclusivamente em questões de saúde pública. A conjuntura socioeconómica foi fortemente afetada e, após semanas de confinamento, os cidadãos retomarão, gradualmente, a sua atividade profissional em moldes presenciais. Para apoiar e facilitar a adaptação a esta nova fase de levantamento de restrições, e promover o bem-estar e a saúde mental, a Ordem dos Psicólogos, entidade parceira da Associação Montepio, divulgou um conjunto de recomendações destinadas, maioritariamente, a gestores e colaboradores de empresas
Ler mais

A pandemia Covid-19 impôs uma nova realidade e o comportamento do vírus depende, em grande parte, do comportamento de cada indivíduo. A perseverança, resiliência e paciência são, por isso, atributos essenciais no combate à sua propagação. Face à ao decretado regresso gradual às rotinas laborais habituais e ao trabalho presencial, é natural que os profissionais experimentem sentimentos ambíguos, sentindo-se, por um lado, felizes e aliviados por poderem sair de casa e recuperar parte das suas rotinas, mas angustiados e apreensivos, por outro, pelos riscos que este regresso acarreta, além das alterações e necessidade de reorganização que implica. No sentido de apoiar e facilitar a adaptação ao regresso gradual às rotinas, a Ordem dos Psicólogos Portugueses, entidade parceira da Associação Mutualista Montepio, reuniu um conjunto de recomendações que damos a conhecer.

Recomendações para gestores e colaboradores

1 – É importante planear e antecipar as adaptações, pessoais e organizacionais, que terão de existir no regresso progressivo ao trabalho presencial, considerando as situações que podem constituir uma fonte de ansiedade.

  • Aplique a regra dos 3 R para organizar o regresso ao trabalho: Reenquadrar, Reorganizar e Recomeçar.

2 – É expectável que à semelhança do que aconteceu com a situação de isolamento, o desconfinamento também acarrete sentimentos de ansiedade, medo e preocupação. É natural que se confronte com algumas destas dúvidas, questões e receios:

  • Será que vou ficar doente?
  • Não tenho qualquer vontade de me deslocar em transportes públicos… Como poderei utilizá-los com segurança
  • Como farei para cumprimentar amigos e colegas de trabalho?
  • Como poderei movimentar-me em segurança no local de trabalho (corredores, copa, wc)?
  • Conseguirei trabalhar exatamente como antes?
  • Vou estar permanentemente nervoso e stressado?
  • É normal sentir falta de algumas coisas?

Conheça as respostas para estas questões aqui.