Abril 1, 2020

Covid-19 | Utilizar ou não a máscara de proteção facial?

A utilização, ou não, de máscara de proteção facial é uma questão que tem gerado polémica, por não ser tema consensual entre os especialistas. Conheça a opinião da AdvanceCare, entidade parceira da Associação Mutualista Montepio
Ler mais

A utilização de máscara facial ao longo deste período de propagação/contenção provocado pelo novo Coronavírus tem suscitado dúvidas. Se, por um lado, há quem defenda o seu uso na luta contra a propagação do Covid-19, por outro há quem defenda que a sua utilização tem exatamente o efeito contrário.

De acordo com o nosso parceiro AdvanceCare, para a população em geral, a recomendação oficial das autoridades de saúde europeias e dos EUA, é a de que apenas devem utilizar máscaras as pessoas doentes, com suspeitas de infeção por SARS-Cov-2, ou profissionais de saúde no exercício das suas funções. Mas a verdade é que dos países asiáticos chega-nos um exemplo bem diferente: a utilização de máscaras faciais foi largamente implementada e verificou-se que o crescimento da curva de novos casos está controlado.

A verdade é que o trato respiratório superior é o principal canal de entrada do SARS-Cov-2 no organismo, pelo que o uso de máscaras faciais simples, que exercem uma função de barreira bloqueando as grandes gotículas que são inaladas pelo nariz ou garganta, pode reduzir substancialmente a propagação deste vírus. Assim, do ponto de vista prático e social, as máscaras cirúrgicas ou feitas por si, se utilizadas adequadamente, podem ajudar.

Utilização correta da máscara facial

Lave ou desinfete as mãos antes de colocar a máscara. Esta deve cobrir o nariz, a boca e o queixo e estar bem-adaptada à curva do nariz. Não deve voltar a tocar na parte externa da máscara, nem mesmo quando a retira.

Atenção: não necessita de utilizar as máscaras N95 ou FFP2, deixando-as para uso dos profissionais de saúde.