Maio 11, 2022

Festival Mental de regresso a 19 de maio

A 6.ª edição do Festival Mental regressa já a 19 de maio e estende-se até 27 de maio. Cinema São Jorge, Atmosfera m e Clube Ferroviário são os espaços que vão acolher, em Lisboa, as iniciativas que integram o programa deste ano

Ler mais

Cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas são algumas das áreas culturais e sociais em destaque no Festival Mental que regressa a Lisboa, de 19 a 27 de maio, em três espaços: Cinema São Jorge, Atmosfera m e Clube Ferroviário.

A sexta edição do Festival Mental continua a cumprir o objetivo de promover a visibilidade da saúde mental junto do público em geral, contanto com a regular e sólida co-produção da agora designada Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e, este ano, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

A programação deste ano resulta da permanente observação e adaptação do Festival aos seus públicos, aos temas sociais e de saúde mental, aos desafios atuais e aos cruzamentos disciplinares artísticos. As M-Talks, por exemplo, vão integrar, este ano, em cada painel, oradores e outras artes & ofícios do âmbito do Mental, além de profissionais de saúde mental. Já na escolha de filmes, selecionada com verdadeiro rigor, critérios cinematográficos juntam-se à adequação a cada painel de oradores e temas, pelo que serão apresentados: Medo, Trauma e Superação, Direitos Humanos e Saúde Mental.

Da vasta programação, faz parte a apresentação do livro “Centrifugar angústias a 1600 RPM”, de Rita Tormenta, no dia 26 de maio, às 18h30, no espaço atmosfera m Lisboa. A entrada é livre.

Festival Mental de regresso a 19 de maio - Associação Mutualista Montepio

 

Sobre a autora…

Rita Tormenta nasceu a 10 de abril de 1970, cresceu em Lisboa e reside em Almada. Viveu em dezassete casas, tem cinco filhos, uma gata, dois peixes vermelhos e amigos. Tem formação na área do Teatro (IFICT, ESTC, FLUL) e concebeu, produziu e executou projetos na área performativa e de educação pela arte. Foi, durante duas décadas, professora de Expressão Dramática. Quando a realidade pediu uma transformação, esteve oito meses a abrir latas de conserva na Rua Cor de Rosa, dois anos a acomodar turistas e, desde 2020, é analista de conteúdos.

PREFÁCIO de Fernando Pinto do Amaral: “Estamos assim perante uma escrita que se mostra pessoal ou mesmo abertamente confessional, capaz de derramar angústias, medos, assombrações, mas também fantasias ou entusiasmos – e ao mesmo tempo uma escrita que se mantém próxima de um real muito concreto, um real quotidiano que se lhe apresenta como matéria bruta, fonte de tudo o que a escrita nesse real possa devorar, digerir ou integrar na sua consistência verbal. Trata-se de uma escrita omnívora, que pode alimentar-se de tudo, desde os factos mais banais – “Ouço o correr de um banho num andar contíguo” – até às especulações mais estranhas ou fantasiosas(…)” | FOTOGRAFIAS: João Gata.

Sabia que…

O Festival Mental é um festival português de cinema, artes e informação? A primeira edição realizou-se em 2017 e tem vindo a dedicar-se, ano após ano, a um conjunto alargado de doenças mentais.

O objetivo do festival é trazer o tema da saúde mental para a discussão pública e diminuir o estigma que envolve este tema, através de um conjunto de eventos integrados em várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas.

Este ano, o Festival Mental decorre de 19 e 22 de maio, no Cinema São Jorge, com temas das M-Talks como o Medo, Direitos Humanos e Saúde Mental, e Trauma e Superação; a 26 maio, no espaço atmosfera m Lisboa, com o lançamento literário de “Centrifugar angústias a 1600 RPM”, e a 28 maio, no Clube Ferroviário, encerra com o concerto My Story, My Song.

Para mais informações sobre o Festival Mental consulte a página oficial ou a brochura aqui.