Dezembro 6, 2017

Fórum Impacto Social 2017: “Impacto e Políticas Públicas” em debate

O Fórum Impacto Social 2017 realizar-se-á no dia 11 de dezembro, no auditório do Fórum Picoas, em Lisboa. Saiba como participar.
Ler mais

O evento internacional é o corolário de um longo processo de seleção e capacitação de 10 organizações com missão social, no âmbito da Comunidade Impacto Social, uma iniciativa promovida anualmente pela Fundação Montepio, CASES, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e 4Change.

No Fórum Impacto Social 2017, serão apresentados os resultados das análises de impacto realizadas pelas organizações selecionadas a um dos seus projetos através da metodologia SROI (Social Return on Investment). “O SROI é um processo que permite compreender, medir e reportar o valor social, ambiental e económico decorrente de uma intervenção social. Constitui uma análise custo-benefício do valor social obtido, comparando o valor gerado pela intervenção (benefícios) com a despesa necessária (investimento) para obtê-lo. Por exemplo, um rácio de SROI de 3:1 indica que cada euro investido produz três euros de valor social”, explica a 4Change no seu site.

As 10 organizações finalistas de 2017 são: Agência Piaget para o Desenvolvimento; Associação Helpo; APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil; Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã; CADIN – Neurodesenvolvimento e Inclusão; Cáritas Paroquial de Coruche; Fundação AFID; Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas – CSF; Centro Jovem Tabor; e Centro Padre Alves Correia.

Os resultados das análises de impacto serão comentados por especialistas, nomeadamente: Margarida Gaspar de Matos (Universidade de Lisboa); Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Catarina Marcelino (Deputada), Patrícia Boura (Fundação do Gil); Domingos Lopes (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego); e Luísa Malhó (Programa Escolhas).

No Fórum Impacto Social há ainda espaços destinados a oradores, debate e workshops participativos.

Em 2017, o tema do evento é “Impacto e Políticas Públicas”. A conversa sobre esta temática começa da parte da manhã com a intervenção de António Silva, senior advisor na Behavioural Insights Team (BIT) no Reino Unido, empresa social participada pelo Governo britânico que tem como missão melhorar o impacto das políticas públicas naquele país através da aplicação das ciências comportamentais.

Neste painel principal participarão também outros oradores convidados, como Sérgio Cintra, administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Os participantes no Fórum Impacto Social 2017 terão ainda a oportunidade de assistir a três workshops, com os seguintes temas: Medição de Impacto, Envolvimento de Stakeholders e Comunicação de Evidências.

Conheça aqui o programa detalhado e saiba quem são todos os oradores.

A participação no Fórum Impacto Social 2017 é livre, mediante inscrição prévia online. Inscreva-se aqui.