Dezembro 15, 2020

Fundação Montepio entrega hoje 15 viaturas adaptadas a IPSS

A Fundação Montepio oferece, hoje, 15 viaturas adaptadas a 15 instituições de solidariedade social de todo o país, no âmbito da 13.ª edição do projeto Frota Solidária, garantindo a devolução à comunidade de mais de 128 mil euros.

Ler mais

O projeto Frota Solidária concretiza uma cadeia de solidariedade objetiva e transparente, orientada à inclusão e à redução das desigualdades sociais, e envolve os contribuintes, através da consignação fiscal; a Fundação Montepio enquanto entidade promotora, financiadora e distribuidora das viaturas; mas também a seguradora Lusitânia (Grupo Montepio), que oferece a primeira anuidade do seguro automóvel, a empresa Auto Ribeiro, que adapta e transforma as viaturas, e as IPSS beneficiadas, que atuam junto de públicos mais vulneráveis.

Através da atribuição de viaturas adaptadas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a Fundação Montepio responde ao objetivo de “redução das desigualdades” fixado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e procura contribuir para uma sociedade mais coesa e solidária, para a melhoria da qualidade dos serviços e das respostas sociais oferecidas pelas IPSS e para a redução do isolamento da população.

Este projeto, desenvolvido desde 2008, destina-se a IPSS que trabalham com públicos vulneráveis, em especial pessoas portadoras de deficiência, crianças e jovens, pessoas idosas e população económica e socialmente desfavorecida, e surge alinhada com as preocupações ambientais – as viaturas asseguram o controlo das emissões de CO2, restringindo-as ao limite das 180g. Este ano foi atribuída, pela primeira vez, uma viatura elétrica.

Desde 2008, e ao longo de 13 edições (2020 inclusive), o projeto assegurou a entrega de 238 viaturas, através de uma seleção de candidaturas que procura garantir uma distribuição geográfica adequada, mas também critérios de equidade suscetíveis de satisfazer necessidades distintas e de reconhecimento do mérito e da qualidade de intervenção assegurada por cada uma das IPSS beneficiadas.

Em 12 anos, a Fundação Montepio devolveu à sociedade civil 4,3 milhões de euros e apoiou 238 instituições de solidariedade social de todo o país.

Obrigado a todos os portugueses que contribuem para a realização deste projeto!

Sabia que…

O projeto Frota Solidária arrancou como resposta à necessidade sinalizada por entidades da economia social de promoção de uma maior e melhor mobilidade dos seus utentes, e resulta dos montantes que, a cada ano, os contribuintes portugueses atribuem à Fundação Montepio através da Consignação Fiscal e que esta Fundação devolve à sociedade civil através da aquisição de viaturas que, depois de transformadas e adaptadas, são oferecidas a instituições de solidariedade social de todo o país?