Maio 23, 2017

Ganhe convites duplos para a Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Associação Mutualista Montepio junta-se à Orquestra Metropolitana de Lisboa. Não perca esta oportunidade para ganhar convites duplos para assistir ao concerto Stravinsky, Azevedo.
Ler mais

Se é apreciador de música clássica, temos boas notícias para si. Quer ganhar um dos 30 convites duplos para assistir ao concerto Stravinksy, Azevedo, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa?

Basta que, entre os dias 24 e 25 de maio 2017, instale a app Montepio e preencha os seus dados na aplicação. Se for um dos primeiros 30 a fazê-lo, recebe um convite duplo para assistir ao concerto, no dia 27 de maio, pelas 21h00, em Lisboa.

A app Montepio está disponível para Android e iOS.

Boa sorte!

SOBRE O EVENTO

Stravinsky, Azevedo

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Sábado, 27 de maio, 21h00, Teatro Thalia, Lisboa

I. Stravinsky Danças Concertantes

S. Azevedo Giochi di uccelli, Concerto para Flauta e Orquestra (estreia absoluta)

I. Stravinsky Suíte do bailado Pulcinella

Solista Nuno Inácio flauta
Maestro Pedro Neves

A estreia absoluta de mais uma obra de Sérgio Azevedo, o Concerto para Flauta e Orquestra Giochi di Uccelli, é o primeiro motivo de interesse que se destaca neste programa, que tem como solista Nuno Inácio, 1.º Flauta da OML. Mas a música de Stravinsky vem ao seu encontro, por se tratar de uma (boa) influência assumida pelo compositor português. O bailado Pulcinella foi estreado na Ópera de Paris em 1920, com cenários de Pablo Picasso e coreografia de Léonide Massine.

Foi, porém, através de uma suíte orquestral que se popularizou, anulando as partes cantadas incluídas na versão original. Livremente inspirada em partituras do compositor setecentista G. B. Pergolesi, acabou por se revelar uma obra charneira na carreira do músico russo, já que a “descoberta” da música do passado o orientou daí em diante para um pendor neoclassicista. As Danças Concertantes seriam compostas duas décadas mais tarde.

Muito embora tenha sido originalmente concebida como uma obra orquestral, cedo se tornou evidente a sua propensão cénica. Constrói-se sobre múltiplas evocações do universo da dança que logo despertaram a criatividade do coreógrafo George Balanchine.