Fevereiro 6, 2018

Grupo Montepio apoia reflorestação de Folgosinho

A aldeia de Folgosinho, uma das zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017, prepara-se para receber um apoio considerável do Grupo Montepio. Conheça todas as iniciativas previstas.
Ler mais

O Grupo Montepio desenvolveu um conjunto de iniciativas destinadas a apoiar a comunidade de Folgosinho, no concelho de Gouveia, uma das zonas mais afetadas pelos incêndios florestais de outubro de 2017.

Estas iniciativas têm como ponto de partida a ação da Folgonatur, associação fundada com o objetivo de recuperar a flora e fauna de Folgosinho, e inserem-se nas vertentes financeira, operacional e de reflorestação da área ardida.

Na vertente financeira, o apoio da Associação Mutualista Montepio (AMM), da Fundação Montepio e da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) totalizou 12 500 euros, montante destinado a apoiar a associação recém-formada nas despesas decorrentes do seu funcionamento.

Mas o contributo do Grupo Montepio, nomeadamente da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) não se esgotou assim, tendo também sido garantida uma importante ação de reflorestação e assegurada a doação de equipamento e material de escritório destinados a mobilar a sede da Associação.

Uma aldeia a reflorescer

Além do apoio financeiro e material, o Grupo Montepio promove a ajuda direta à reflorestação: no dia 9 de fevereiro, sexta-feira, o Gabinete de Responsabilidade Social da AMM, em parceria com a CEMG, vai assegurar a realização de uma ação de voluntariado corporativo precisamente em Folgosinho.

Nesta ação, integrada na iniciativa Plantar no Entrudo, os voluntários Montepio ajudarão a plantar 3 500 árvores, entre bétulas, carvalhos e castanheiros.

No dia seguinte, a Folgonatur prevê a plantação de mais 4 000 árvores em regime de voluntariado geral e, até ao final do ano, a Associação espera ter plantado 100 hectares, de um total de 1 500 hectares de área ardida em 2017.

Sabia que…
A ligação do Grupo Montepio à aldeia de Folgosinho remonta a 2015, data em que a Fundação Montepio atribuiu, através do projeto Frota Solidária, uma viatura adaptada à Associação Lar de Folgosinho?