Outubro 26, 2021

Manual para a Intervenção Social” reúne especialistas em intervenção social no atmosfera m

O espaço atmosfera m de Lisboa, acolheu, no passado dia 22 de outubro, a apresentação do “Manual para a Intervenção Social. Da teoria à ação”, desenvolvido pelo Professor Joaquim Fialho em colaboração com outros professores e especialistas da área.

Ler mais

O Manual, que contou com o apoio da Associação Mutualista Montepio e da Fundação Montepio, é um instrumento de consulta e apoio constituído por um conjunto de ferramentas úteis para quem faz intervenção social. A administradora da Associação Montepio, Idália Serrão, marcou presença no evento, apresentou os autores presentes e ficou a cargo da moderação do debate entre os académicos e dirigentes e técnicos das organizações da economia social presentes.

O Professor Joaquim Fialho e a Professora Hélia Bracon, ao apresentarem a obra deram início à troca de ideias, intensa e participativa, onde se abordaram temas como o papel das parcerias e dos grupos de discussão de casos, a educação para a intervenção social, os ensinamentos dados pela pandemia, a gestão de recursos humanos e de meios em contexto de intervenção social, e a aproximação entre interventores e académicos.

“Manual para a Intervenção Social. Da teoria à ação” reúne estratégias de intervenção e alerta para conceções comuns que conduzem a práticas erradas na intervenção social, abordando a necessidade da promoção de dinâmicas de emancipação individuais e coletivas que coloquem os sujeitos no centro de um processo transformacional orientado à autonomia e afirmação pessoal.

Saiba mais
Joaquim Fialho é analista de redes sociais e investigador integrado do CLISSIS, Universidade Lusíada. Coordenou o I e II Congresso Internacional de Redes Sociais, em 2017 e 2018. Tem colaborado em atividades docentes com vários estabelecimentos de ensino superior em Portugal. Entre as principais publicações em que tem participado, destacam-se Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casos Práticos e Procedimentos com UCINET; Formação profissional. Práticas organizacionais, políticas públicas e estratégias de ação; Diagnóstico Social.