Outubro 21, 2025
“Mário Soares – 100 anos” celebra centenário de uma figura maior da democracia portuguesa
Esta exposição, que celebra o centenário do nascimento de Mário Soares, um dos mais importantes vultos da história contemporânea portuguesa, oferece um olhar único sobre a sua vida e legado, através de um espólio fotográfico captado ao longo de mais de 40 anos.
A inauguração está marcada para dia 5 de novembro, às 18h30, e conta com uma sessão de apresentação com a presença dos fotógrafos Alfredo Cunha e Rui Ochoa, e de Clara Ferreira Alves, escritora e jornalista. O momento promete uma conversa enriquecedora sobre o percurso de Mário Soares e o notável espólio fotográfico que documenta mais de quatro décadas da sua vida pública e pessoal.
Composta por imagens captadas ao longo de mais de quatro décadas, a exposição oferece um olhar íntimo e revelador sobre o homem que marcou várias gerações e contribuiu decisivamente para a consolidação da democracia em Portugal e a afirmação do país no contexto europeu e mundial.
A mostra estará patente ao público até 31 de dezembro, no espaço atmosfera m Lisboa, na Rua Castilho, n.º 5, e convida os visitantes a revisitar, através da lente de dois mestres da fotografia, a trajetória de um dos mais influentes protagonistas da história recente do país.
Cem anos passados sobre o dia em que nasceu, aqui estamos. As fotografias do Alfredo Cunha e do Rui Ochoa, todas contemporâneas de Mário Soares, exceto as da ausência, as da casa vazia, são, tal como os textos, testemunhos históricos. Um desenho da História. Ele estava presente, era vivo, e não podemos deixar de sentir a tal comoção a que chamamos saudade. Não nostalgia, saudade. As imagens e as palavras cristalizam momentos, instantes, palavras e gestos de uma vida cheia e mais missionária do que julgamos. Uma vida feliz ao serviço de Portugal. Foi uma honra tê-lo conhecido, ter estado lá.
Vale a pena dizer, obrigada.
Clara Ferreira Alves
Mais que uma exposição, é o retrato de uma vida dedicada a Portugal — e um convite à reflexão sobre servir uma causa maior.
Confirme a sua presença através do email atmosferam.lisboa@montepio.pt, indicando o número de acompanhantes.
Onde: atmosfera m, Rua Castilho, n.º5, Lisboa
Quando: 5 de novembro, às 18h30